Pactos Acordos e Compromissos

Pacto Global
O BRDE integra o Pacto Global desde 2014.

Lançado em 2000 pelo então secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, o Pacto Global é uma chamada para as empresas alinharem suas estratégias e operações aos Dez Princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção e desenvolverem ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade. É hoje a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 16 mil participantes, entre empresas e organizações, distribuídos em 70 redes locais, que abrangem 160 países.

O Pacto Global não é um instrumento regulatório, um código de conduta obrigatório ou um fórum para policiar as políticas e práticas gerenciais. É uma iniciativa voluntária que fornece diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania, por meio de lideranças corporativas comprometidas e inovadoras.

Quem integra o Pacto Global também assume a responsabilidade de contribuir para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Coalização LIFE de Negócios e Biodiversidade
O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul é o primeiro banco a se tornar membro da Coalizão LIFE de Negócios e Biodiversidade, iniciativa formada por empresas protagonistas da transformação dos modelos de negócio, que reconhecem a biodiversidade com parte fundamental da agenda ESG global (Governança ambiental, social e corporativa). A adesão do banco  aà Coalizao LIFE traz acesso a soluções práticas e métricas desenvolvidas para medir o desempenho, mitigar ou reduzir a pressão da organização e sua cadeia de valor sobre a biodiversidade, incorporando-as em seu modelo de negócios, avaliando suas operações e programas, e otimizando a tomada de decisões em investimentos, além de estimular iniciativas que reduzam a sua pressão sobre a biodiversidade.

Agenda 2030 da ONU – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
A Agenda 2030 foi adotada pelos 193 países-membros da ONU em 2015, com o objetivo de eliminar a pobreza, lutar contra a desigualdade e a injustiça, e proteger nosso planeta. A iniciativa abrange 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas. A implementação da Agenda 2030 exige empenho e iniciativas de governos, setor privado e sociedade civil, cada um com a respectiva parcela de contribuição, conforme sua natureza. Nesse contexto, o BRDE, como instituição pública de fomento, vem mostrando seu engajamento na captação de recursos em instituições com o mesmo compromisso e sua aplicação em projetos verdes, além de outras parcerias.

Para demonstrar os impactos positivos dos financiamentos aos ODS, o BRDE iniciou a aplicação de sua Taxonomia de projetos/atividades sustentáveis em 2021, contemplando somente as operações de crédito diretas. Já em 2022, o BRDE ampliou o escopo da sua Taxonomia, integrando também as contratações indiretas, realizadas por instituições conveniadas. Desse modo, todos os financiamentos efetivados pelo Banco passaram a ser analisados e classificados pela ótica dos ODS.

Banco Verde
Um dos instrumentos da PRSAC é o Banco Verde BRDE. Lançado em 2022, o Banco Verde é um grande guarda-chuva que torna visíveis as ações do Banco na promoção do impacto social, ambiental e climático positivo na Região Sul do Brasil, incluindo o desempenho climático e ambiental interno à organização, auxiliando na captação de recursos internacionais e na multiplicação de ações positivas. São três grandes eixos em que o Banco Verde BRDE deverá mostrar resultados a partir de 2023:

  1. Mitigação do impacto ambiental gerado nas atividades operacionais do BRDE
  2. Promoção de projetos socioambientais e climáticos mediante apoio financeiro do Fundo Verde e de Equidade
  3. Promoção de projetos socioambientais e climáticos mediante operações de crédito