Inaugurado em junho de 2005, o Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões, localizado em Curitiba, é mantido e coordenado pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul.

Oferecendo uma programação gratuita, realiza exposições e atividades relacionadas à arquitetura, artes visuais, história e patrimônio cultural. Dentre as diversas atividades ao longo de sua trajetória, recebeu obras e exposições de artistas contemporâneos e parcerias com outras instituições culturais, entre elas o Goethe-Institut, a Bienal Internacional de Curitiba e o Museu Paranaense.

Sua sede, o Palacete Leão Jr., é um exemplar da arquitetura de estilo eclético do início do século 20  localizado no bairro Alto da Glória, em Curitiba. Projetado pelo engenheiro Cândido de Abreu, o Palacete foi concluído em 1902 para ser a moradia da família de ervateiros fundadores da Matte Leão, o casal Maria Clara Abreu de Leão e Agostinho Ermelino de Leão Jr.

pl_ecultural_introducao_001
Exposição Tempo Matéria
Foto: Divulgação Espaço Cultural BRDE
pl_ecultural_banner_tourVirtual

Adentrar uma edificação centenária carrega uma sensação de viagem no tempo. Um cômodo, uma característica da construção, um móvel ou elemento da decoração, cada pedaço de um prédio histórico é capaz de transportar o visitante a um determinado momento na História. Essa sensação é potencializada quando se trata de um exemplar do período eclético, cujas construções têm como característica reunir elementos de diferentes movimentos arquitetônicos. Clique no link para o nosso Tour Virtual

pl_ecultural_banner_circuitoBotanico

CIRCUITO BOTÂNICO

O Palacete dos Leões está inserido em uma área de mais de nove mil metros quadrados, incluindo um bosque de árvores centenárias. Camélias, araucárias e castanheiras são algumas das espécies botânicas preservadas que remetem à fase de moradia da família Leão. Entre as mais de 80 espécies já identificadas, exemplares de pau-brasil, café e erva-mate estão presentes nos jardins.

O Circuito Botânico é uma iniciativa do Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões que, em parceria com o Museu Botânico de Curitiba e o Museu Paranaense, iniciou em 2020 a catalogação botânica de seu jardim como parte da exposição Narrativas e Poéticas do Mate. A catalogação faz referência aos 200 anos da classificação botânica da erva-mate pelo naturalista francês August de Saint-Hilaire, em 1820, que, ao conferir nome de Ilex paraguariensis à planta muito antes já consumida nestas terras, a inseriu em um código científico internacional.

Foto: Guilherme Pupo/ Divulgação BRDE
pl_ecultural_banner_selecaoProjetos

SELEÇÃO DE PROJETOS

Desde 2005, o Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões realiza uma convocatória pública para selecionar projetos expositivos que passam a integrar seu calendário de atividades. Acesse o link e conheça o edital:

Edital de Seleção de Projetos

Resultado da Seleção de Projetos

pl_ecultural_banner_impresa

IMPRENSA

Jornalista ou trabalha em veículos e canais de comunicação? Acesse aqui releases e fotos de nossa programação. Para mais informações: palacete@brde.com.br

MARÇO 2020 – Download de material de imprensa das exposições ASAS e MECANISMO