Localizado em Curitiba, o Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões é mantido pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), ao longo do ano, o espaço oferece uma programação gratuita relacionada à artes visuais, arquitetura, história e patrimônio cultural, além de realizar exposições que refletem a diversidade e a riqueza da produção artística e práticas contemporâneas.

A inauguração do Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões, em 2005, foi uma oportunidade para resgatar a importância histórica, arquitetônica do edifício, ao mesmo tempo que fomenta a sensibilização e participação de artistas e da comunidade na vida cultural da cidade, garantindo acesso gratuito à arte e à cultura.

Para abrigar o Espaço Cultural BRDE, o Palacete dos Leões precisou passar por restauros e reformas. As características originais do período residencial foram restauradas, e houve adaptações para atender às normas de segurança e acessibilidade. Elevadores foram instalados e sistemas de ar condicionado foram incorporados para garantir condições ideais de conservação para obras sensíveis.

Em 2003, o Palacete dos Leão passou a integrar a relação dos bens tombados como Patrimônio Cultural do Paraná. Ao preservar esse patrimônio cultural, o BRDE reafirma seu papel no fomento à cultura e estímulo às indústrias criativas, garantindo que o passado encontre eco no presente e olhe para o futuro.

OPalacete
Concluído em 1902 pelo engenheiro Cândido de Abreu para ser a residência da família Leão, o Palacete dos Leões abrigou, por oito décadas, os descendentes de Maria Clara Abreu de Leão (1870-1935) e Agostinho Ermelino de Leão Júnior (1866-1907), empresários de destaque na sociedade da época e fundadores da Leão Jr. O Palacete dos Leões, apresenta grande liberdade estilística, aliando com raro equilíbrio elementos neoclássicos, barrocos e art nouveau. Seu volume divide-se entre a escadaria principal, o terraço, o corpo original, o torreão dos fundos e a escada lateral. Demarcada por pilastras e portas em arco pleno, a pilastras e portas em arco pleno, a fachada é repleta de elementos ornamentais como capitéis coríntios, balaústres, conchas, medalhões, jarros, cones espiralados e leões. O mesmo requinte é revelado em seu interior, nos papéis de parede e no teto em estuque com relevos de flores, frutas e anjos.
CircuitoBotânico
O Palacete dos Leões está inserido em uma área de mais de nove mil metros quadrados, incluindo um bosque de árvores centenárias. Camélias, araucárias e castanheiras são algumas das espécies botânicas preservadas que remetem à fase de moradia da família Leão. Entre as mais de 80 espécies já identificadas, exemplares de pau-brasil, café e erva-mate estão presentes nos jardins.

O Circuito Botânico é uma iniciativa do Espaço Cultural BRDE - Palacete dos Leões que, em parceria com o Museu Botânico de Curitiba e o Museu Paranaense, iniciou em 2020 a catalogação botânica de seu jardim como parte da exposição Narrativas e Poéticas do Mate. A catalogação faz referência aos 200 anos da classificação botânica da erva-mate pelo naturalista francês August de Saint-Hilaire, em 1820, que, ao conferir nome de Ilex paraguariensis à planta muito antes já consumida nestas terras, a inseriu em um código científico internacional.
Editalde Ocupação
Desde 2005, o Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões realiza uma convocatória pública para selecionar projetos expositivos que passam a integrar seu calendário de atividades.  Conheça o edital:
1

ARQUITETURA Detalhes Os Cada elemento, uma história: conheça os detalhes da arquitetura do Palacete Leão Jr. VEJA TODOS OS DETALHES VEJA TODOS OS DETALHES da Erva-Mate As residências dos ervateiros mudavam a paisagem urbana de Curitiba na virada do século XX. Ciclo HISTÓRIA VEJA TODOS OS DETALHES Em 1979 o palacete passou a integrar a relação de patrimônios históricos do Paraná. A Preservação PATRIMÔNIO CULTURAL

Visite OPalacete

Planeje sua visita
Horários de Visitação
  • De terça a sexta
  • Das 13h às 18h
  • Última entrada: 17:30

A entrada é sempre gratuita!

Acessibilidade
  • Vagas de estacionamento para pessoas com deficiência, idosos e gestantes
  • Rampas e elevadores para acesso aos espaços do museu;
  • Cadeiras de rodas disponíveis para empréstimo, conforme disponibilidade
  • Banheiros acessíveis;
Planeje sua visita em grupo

Grupos maiores do que 10 pessoas podem agendar suas visitas pelo email palacete@brde.com.br


Horários de visita em grupo:
  • De terça a sexta-feira
  • 14h e 16h

Os grupos devem ter de 10 até 30 pessoas.


Acessibilidade
  • Vagas de estacionamento para pessoas com deficiência, idosos e gestantes
  • Rampas e elevadores para acesso aos espaços do museu;
  • Cadeiras de rodas disponíveis para empréstimo, conforme disponibilidade
  • Banheiros acessíveis;
ORIENTAÇÕES
Alimentação
  • Não é permitido comer e beber dentro do Espaço Cultural.

Aviso aos fumantes
  • Por determinação da Lei Estadual nº 16.239/09, a restrição ao fumo aplica-se às áreas total ou parcialmente fechadas e aos locais de circulação ou permanência de visitantes e funcionários.

Entrada de animais
  • Cães-guias são permitidos.
  • Não é permitida a entrada de outros animais.

Fotografias, filmagens e equipamentos sonoros
  • É permitido realizar fotos e filmagens de registro pessoal nas dependências do museu.
  • O flash de câmeras pode alterar a cor das obras de arte, principalmente de pinturas. Por isso, é proibido o uso de flash na parte interna do Palacete.
  • Não é permitido o uso de tripés fotográficos sem autorização.
  • Considerando os riscos oferecidos aos frequentadores do espaço, ao patrimônio público e às redes elétricas, não é permitida a operação de Drones (RPAS) na área interna, externa ou entorno do Espaço Cultural BRDE - Palacete Leão Jr., salvo expressa autorização da Comissão Cultural do BRDE e observância das normativas da ANAC, DECEA, ANATEL e outros órgãos responsáveis.
  • A realização de fotos, gravações e matérias para divulgação na mídia requer a autorização por escrito do BRDE.
  • Ensaios fotográficos para álbuns de noivado, casamento, aniversário, formaturas ou casos similares não são autorizadas.
  • No interior do museu, é proibido o uso de equipamentos sonoros.

Desejamos a todas as pessoas uma boa visita!
Como Chegar
Veja nossa localização no mapa abaixo e escolha a melhor forma de chegar até aqui. Nosso endereço é Avenida João Gualberto, 570, Alto da Glória, Curitiba, Paraná.

1