O QUE RESTA TECA SANDRINI TOUR VIRTUAL 22 FEV 31 MAR MÃE, MAR LIVIA FONTANA MAR MAR EM BREVE 31 01

Inaugurado em junho de 2005, o Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões, localizado em Curitiba, é mantido e coordenado pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul.

Oferecendo uma programação gratuita, realiza exposições e atividades relacionadas à arte contemporânea, arquitetura, história e patrimônio cultural. Sua programação já contemplou exposições em parceria com outras instituições culturais, entre elas o Goethe-Institut (Stefan Moses, 2007) e a Bienal Internacional de Curitiba (Anthony McCall, 2015).

Sua sede, o Palacete Leão Jr., por si só é uma obra de arte. Projetado pelo engenheiro Cândido de Abreu, a construção do Palacete foi concluída em 1902 para ser a residência da família de Maria Clara Abreu de Leão e Agostinho Ermelino de Leão Júnior, empresários de destaque do ciclo da erva-mate e fundadores da icônica Matte Leão.

OPalacete
Concluído em 1902 pelo engenheiro Cândido de Abreu para ser a residência da família Leão, o Palacete dos Leões abrigou, por oito décadas, os descendentes de Maria Clara Abreu de Leão (1870-1935) e Agostinho Ermelino de Leão Júnior (1866-1907), empresários de destaque na sociedade da época e fundadores da Leão Jr. O Palacete dos Leões, apresenta grande liberdade estilística, aliando com raro equilíbrio elementos neoclássicos, barrocos e art nouveau. Seu volume divide-se entre a escadaria principal, o terraço, o corpo original, o torreão dos fundos e a escada lateral. Demarcada por pilastras e portas em arco pleno, a pilastras e portas em arco pleno, a fachada é repleta de elementos ornamentais como capitéis coríntios, balaústres, conchas, medalhões, jarros, cones espiralados e leões. O mesmo requinte é revelado em seu interior, nos papéis de parede e no teto em estuque com relevos de flores, frutas e anjos.
CircuitoBotânico
O Palacete dos Leões está inserido em uma área de mais de nove mil metros quadrados, incluindo um bosque de árvores centenárias. Camélias, araucárias e castanheiras são algumas das espécies botânicas preservadas que remetem à fase de moradia da família Leão. Entre as mais de 80 espécies já identificadas, exemplares de pau-brasil, café e erva-mate estão presentes nos jardins.

O Circuito Botânico é uma iniciativa do Espaço Cultural BRDE - Palacete dos Leões que, em parceria com o Museu Botânico de Curitiba e o Museu Paranaense, iniciou em 2020 a catalogação botânica de seu jardim como parte da exposição Narrativas e Poéticas do Mate. A catalogação faz referência aos 200 anos da classificação botânica da erva-mate pelo naturalista francês August de Saint-Hilaire, em 1820, que, ao conferir nome de Ilex paraguariensis à planta muito antes já consumida nestas terras, a inseriu em um código científico internacional.
Seleçãode Projetos
Desde 2005, o Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões realiza uma convocatória pública para selecionar projetos expositivos que passam a integrar seu calendário de atividades. Acesse o link e conheça o edital:
1

ARQUITETURA Detalhes Os Cada elemento, uma história: conheça os detalhes da arquitetura do Palacete Leão Jr. VEJA TODOS OS DETALHES VEJA TODOS OS DETALHES da Erva-Mate As residências dos ervateiros mudavam a paisagem urbana de Curitiba na virada do século XX. Ciclo HISTÓRIA VEJA TODOS OS DETALHES Em 1979 o palacete passou a integrar a relação de patrimônios históricos do Paraná. A Preservação PATRIMÔNIO CULTURAL

Visite OPalacete

Visita Segura
O Palacete está temporariamente fechado. Enquanto isso, estamos preparando um protocolo de VISITA SEGURA para nossa reabertura. Fique em contato conosco em nossos canais digitais.

VISITAS
As visitas acontecem mediante agendamento, disponíveis sempre às quintas-feiras a partir de 14h e seguindo nosso protocolo de VISITA SEGURA. As visitas são de até 60 minutos.

O horário é individual ou para grupos de até 4 pessoas que integrem o mesmo núcleo de convivência. Para melhor preparamos a visita, solicitamos preencher o formulário a seguir com o nome completo de todos os visitantes do horário agendado.

CLIQUE AQUI PARA AGENDAR A SUA VISITA.
Como Chegar
Veja nossa localização no mapa abaixo e escolha a melhor forma de chegar até aqui. Nosso endereço é Avenida João Gualberto, 570, Alto da Glória, Curitiba, Paraná.

1