Evento híbrido do BRDE celebra Dia Internacional da Mulher com todos os colaboradores do Sul

Evento híbrido do BRDE celebra Dia Internacional da Mulher com todos os colaboradores do Sul

 

Mensagens de reconhecimento e apoio ao trabalho das mulheres foram transmitidos de forma presencial e remota, com apresentação final de orquestra

Com mensagens de reconhecimento e valorização da mulher na sociedade, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) realizou um evento híbrido nessa terça-feira com participação de todos os colaboradores do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande Do Sul.

O presidente da instituição, Wilson Bley Lipski, fez a abertura do evento, quando destacou o quanto a sensibilidade feminina é na condução das atividades no trabalho.

“Fico muito feliz, não só por cumprirmos o que está orientado nos ODS [Objetivos do Desenvolvimento Sustentável] sobre igualdade de gêneros, mas também porque vocês [mulheres] representam 30% do total da força de trabalho do BRDE. E nos cargos diretivos, são outros 30% que vocês mulheres fazem parte da gerência desta instituição. Isso mostra que em igualdade de gênero temos que alcançar resultados melhores, mas aqui no BRDE, a luta que começou lá atrás tem resultados positivos”, comemorou.

 

Fotos: Marco Charneski

O vice-presidente e diretor Acompanhamento e Recuperação de Créditos, Marcelo Haendchen Dutra, em razão de agenda de Estado, não pode estar presente na reunião, no entanto, enviou mensagem em que reforça a importância do momento de valorização e do trabalho que o BRDE tem feito para atender o público feminino, trazendo ainda mais desenvolvimento, renda e relevância do trabalho histórico realizado pelas mulheres empreendedoras dos três estados do Sul.

A cerimônia em tom casual e com todos os protocolos de segurança sanitária, aconteceu de forma presencial na sede do BRDE em Curitiba e foi transmitida via plataforma digital aos funcionários de todo o Sul do país, onde o banco atua.
Na sequência, a gerente de Planejamento e superintendente interina da agência de Curitiba do BRDE, Lisiane Maldaner Astarita de Limas, relembrou e agradeceu pelas ações internas e externas do banco voltadas ao empreendedorismo feminino e à igualdade de gênero. “Como funcionária, fico muito orgulhosa quando o banco assume esse compromisso. Peço em nome das mulheres do banco que esses compromissos fossem sempre ampliados. Que possamos promover cada vez mais o empoderamento econômico de mulheres do sul”, reivindicou.

Para representar a agência de Santa Catarina, o diretor financeiro, Eduardo Pinho Moreira, participou remotamente por plataforma de videoconferência e pontuou os avanços da participação política das mulheres. “No Brasil, ainda é necessário evoluir. Em média, temos a participação de mulheres em menos da metade da vida pública brasileira. Nós, da diretoria do BRDE, somos parceiros, mulheres, do seu envolvimento e inclusão na área econômica e social, assim como, no respeito às leis e à igualdade”, declarou.

A diretora de Operações, Leany Barreiro de Sousa Lemos, em viagem acompanhando missão oficial do governo do estado Rio Grande Sul nos Estados Unidos, enviou sua mensagem por vídeo em que agradeceu esforços dos profissionais homens e mulheres do banco sobre essa pauta. “No banco, temos mulheres fantásticas em papéis de liderança, temos muito orgulho disso. Que a gente continue trabalhando para que ninguém, homem ou mulher, seja jamais impedido de ter seu aperfeiçoamento, crescimento e desenvolvimento de seus talentos simplesmente por questão de gênero”, enfatizou.

O diretor de Planejamento, Otomar Oleques Vivian, participou ao vivo por videoconferência da cidade de Não-Me-Toque (RS), onde está participando pelo BRDE da Expodireto Cotrijal. Em sua fala, relembrou a importância das mulheres de sua vida, mãe, esposa e colaboradoras de trabalho, nos trabalhos que desenvolveu na vida pública. “Temos a felicidade de, na diretoria do banco, ter a diretora Leany Lemos. O nosso profundo reconhecimento a esta participação sensível e agradável, conforme disse o presidente, e mais com competência e capacidade de trabalho. Queremos que cada vez mais mulheres estejam nesta importante equipe do BRDE”, afirmou.

O diretor administrativo do BRDE, Luiz Carlos Borges da Silveira fez uma breve retrospectiva histórica do papel da mulher na sociedade, na política e na Educação ressaltando “os visíveis avanços e a ocupação da mulher em todos os segmentos”.

No encerramento, O Projeto Orquestra Jovem Cordas do Iguaçu, sob o comando do maestro José Maria Magalhães executou músicas clássicas e tradicionais, com crianças em situação de vulnerabilidade social. O grupo musical atua em Curitiba, Balsa Nova e Tunas do Paraná e recebeu recursos para seu projeto de musicalização, a fim de desenvolver a carreira de novos instrumentistas, por meio de projetos de incentivos fiscais do BRDE. “Somos gratos ao BRDE e esse momento em que podemos mostrar os resultados desse projeto tão importante para toda a sociedade”, concluiu o maestro.

Também foi apresentado um vídeo com a empresária Bruna Havresko, que migrou da fotografia para a criação da Modab, e-commerce com base em Irati (PR) que hoje é a maior marca de roupas modeladoras e tecnológicas do Brasil. Em sua mensagem ela diz que “seu negócio pode ser incrementando por meio de linhas de crédito do Programa BRDE Empreendedoras do Sul”. Ver mais sobre o assunto AQUI.

 

VOLTAR