BRDE estuda parceria para implantação da tecnologia BIM nos estados do Sul

BRDE estuda parceria para implantação da tecnologia BIM nos estados do Sul

Técnicos da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística do Paraná (SEIL) estiveram na agência paranaense do BRDE para uma reunião de apresentação da Rede BIM GOV SUL. A rede abrange os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e prevê diversas ações integradas para implantação da tecnologia BIM na esfera pública estadual da Região Sul.
A Modelagem de Informação da Construção (BIM) é um processo integrado e multidisciplinar que permite, por meio de automatizações, análises qualitativas e quantitativas mais precisas de futuras obras. Na prática, isso implica num controle mais eficiente do andamento de obras públicas, minimizando erros e falhas de projeto, e permitindo mais transparência e eficiência dos gastos públicos.
Diversos países como Finlândia, Dinamarca, Holanda, Singapura e Estados Unidos já adotam a tecnologia BIM. Nos EUA, desde 2006, os edifícios públicos projetados devem usar o BIM na fase de projetos. No Paraná, a adoção da tecnologia está prevista no plano de metas do governo estadual, que está buscando parcerias com órgãos governamentais, empresas de tecnologia, academia e instituições de fomento para viabilizar o processo.
No BRDE, os técnicos da SEIL propuseram que o banco disponibilize uma linha de financiamento específica para modernização de escritórios de projetos de engenharia e arquitetura, para aquisição de máquinas e equipamentos de informática e softwares BIM.
A proposta foi acolhida pelo diretor de Operações do BRDE, João Luiz Agner Regiani, que vai levar a ideia ao demais diretores da instituição. “A modernização da gestão de obras e projetos públicos é uma necessidade para os três estados do Sul e o BRDE, como instituição de fomento focada no desenvolvimento regional, precisa participar dessa discussão”, disse Regiani.
Seminário – Em novembro, será realizado o Segundo Seminário Regional Sul de BIM – “Juntos somos mais fortes” nos dias 3 e 4 de novembro, no Teatro Governador Pedro Ivo, em Florianópolis. O objetivo será compartilhar conhecimentos adquiridos desde de 2014, com o Primeiro Seminário Estadual em Florianópolis e com o Primeiro Seminário Regional em Curitiba, sobre a Rede BIM GOV SUL.
No dia 3 de novembro serão apresentados cases e ações em desenvolvimento nos três estados do Sul, na área governamental e privada. E no dia 4 acontecerá o Encontro Técnico de Soluções em BIM com apresentações por parte do mercado de tecnologia e usuários experientes das mais novas ferramentas, processos e inovação que já fazem parte da arquitetura, engenharia e construção.

VOLTAR