BRDE

  • Contato

SALA DE IMPRENSA

BRDE estuda parceria para implantação da tecnologia BIM nos estados do Sul

Data07/10/16
|CategoriaNotícias

Técnicos da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística do Paraná (SEIL) estiveram na agência paranaense do BRDE para uma reunião de apresentação da Rede BIM GOV SUL. A rede abrange os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e prevê diversas ações integradas para implantação da tecnologia BIM na esfera pública estadual da Região Sul.
A Modelagem de Informação da Construção (BIM) é um processo integrado e multidisciplinar que permite, por meio de automatizações, análises qualitativas e quantitativas mais precisas de futuras obras. Na prática, isso implica num controle mais eficiente do andamento de obras públicas, minimizando erros e falhas de projeto, e permitindo mais transparência e eficiência dos gastos públicos.
Diversos países como Finlândia, Dinamarca, Holanda, Singapura e Estados Unidos já adotam a tecnologia BIM. Nos EUA, desde 2006, os edifícios públicos projetados devem usar o BIM na fase de projetos. No Paraná, a adoção da tecnologia está prevista no plano de metas do governo estadual, que está buscando parcerias com órgãos governamentais, empresas de tecnologia, academia e instituições de fomento para viabilizar o processo.
No BRDE, os técnicos da SEIL propuseram que o banco disponibilize uma linha de financiamento específica para modernização de escritórios de projetos de engenharia e arquitetura, para aquisição de máquinas e equipamentos de informática e softwares BIM.
A proposta foi acolhida pelo diretor de Operações do BRDE, João Luiz Agner Regiani, que vai levar a ideia ao demais diretores da instituição. “A modernização da gestão de obras e projetos públicos é uma necessidade para os três estados do Sul e o BRDE, como instituição de fomento focada no desenvolvimento regional, precisa participar dessa discussão”, disse Regiani.
Seminário – Em novembro, será realizado o Segundo Seminário Regional Sul de BIM – “Juntos somos mais fortes” nos dias 3 e 4 de novembro, no Teatro Governador Pedro Ivo, em Florianópolis. O objetivo será compartilhar conhecimentos adquiridos desde de 2014, com o Primeiro Seminário Estadual em Florianópolis e com o Primeiro Seminário Regional em Curitiba, sobre a Rede BIM GOV SUL.
No dia 3 de novembro serão apresentados cases e ações em desenvolvimento nos três estados do Sul, na área governamental e privada. E no dia 4 acontecerá o Encontro Técnico de Soluções em BIM com apresentações por parte do mercado de tecnologia e usuários experientes das mais novas ferramentas, processos e inovação que já fazem parte da arquitetura, engenharia e construção.


Logo BRDE