BRDE apoia projeto de Garopaba que incentiva a prática sustentável através do esporte

BRDE apoia projeto de Garopaba que incentiva a prática sustentável através do esporte

Fazer com que o lazer e as práticas sustentáveis estejam em consonância é hoje, sem sombras de dúvidas, um objetivo e tanto a ser alcançado. Foi com esse propósito em mente e impulsionado pelo seu amor ao esporte e seu cuidado pela natureza, que o surfista Jairo Lumertz adotou o Surf como o instrumento norteador para a conscientização ecológica de crianças e adolescentes.

Em conjunto a sua esposa, Carolina Scorsin, fundaram a ECO GAROPABA uma associação sem fins lucrativos engajada em assuntos ligados a preservação do meio ambiente, ao esporte e inclusão social.

A associação que hoje é reconhecida mundialmente, vai muito além de desenvolver conceitos sócios ambientais e ecológicos aos alunos, visa também construir uma vida mais saudável e despertar nesses jovens o amor pelo esporte.

O primeiro e o principal projeto desenvolvido pela associação é a “prancha ecológica”, que consiste na confecção de pranchas de surf através de garrafas pets. Também estão inclusas no programa palestras que abordam assuntos relacionados aos benefícios da prática esportiva e conscientização da preservação ao meio ambiente. A ação é realizada principalmente nas escolas da rede pública em diversos estados do país e são atendidos ao todo por ano, cerca de quatro mil alunos de idades que variam entre 10 a 18 anos.

“Nosso maior objetivo é poder levar o projeto para todas as cidades do Brasil, sabemos que plantamos muitas sementes por onde passamos. Seguiremos nosso lema para sempre: um por todos e todos por um Mundo Melhor.” Destaca a cofundadora do projeto.

Uma parceria transformadora

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) empenhando em estimular cada vez mais a prática esportiva, juntamente com o cuidado ao meio ambiente, no Estado de Santa Catarina, contribui para o projeto através da Lei de incentivo ao esporte. Em 2021, no seu primeiro ano como apoiador o Banco repassou cerca de 30 mil reais para a iniciativa.

“A colaboração com o BRDE veio dar oportunidade de levarmos esse trabalho para mais lugares do Brasil. Está sendo muito gratificante para o projeto esse incentivo de poder ajudar ainda mais pessoas.” Comemora Scorsin.

Ela ainda ressalta as mudanças que o projeto promove na vida de quem passa por ele. “Escutamos diariamente relatos de pessoas que começaram a surfar, remar, separar o lixo dentro de casa e participar de mutirões de limpeza (…) Cada vez que o projeto é inserido dentro de uma sala de aula, dentro de um município todos nossos objetivos são alcançados, vemos a mudança na vida das pessoas imediatamente.”

Leis de Incentivo Fiscal

Em 2021, o banco destinou R$ 4,6 milhões, por meio das leis de incentivo fiscal, igualmente distribuídos entre Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Em Santa Catarina, 37 projetos receberam apoio no valor de aproximadamente R$ 1,8 milhão. Para quem deseja cadastrar seu projeto para receber aporte por parte do BRDE, o cadastro inicia em junho e vai até outubro no endereço eletrônico: https://www.brde.com.br/incentivos-fiscais/

 

VOLTAR