Zicosur promove reunião no BRDE com proposta de província do Chile

Zicosur promove reunião no BRDE com proposta de província do Chile

Um dia depois do governador do Carlos Massa Ratinho Júnior Junior ser eleito por unanimidade, presidente da Zona de Integração do Centro-Oeste da América do Sul (Zicosur), foi realizada uma reunião com Mauricio Zamorano Muñoz, Chefe da Unidade Regional de Assuntos Internacionais do Governo Regional de Antofagasta (Chile) e líderes de vários segmentos do setor Público, Privado e instituições, na sede do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, em Curitiba, nesta quinta-feira (26). A pauta proposta trata sobre o corredor bioceânico (oceanos Atlântico e Pacífico), desta província do Chile, que motivaria negócios com os estados do Mato Grosso do Sul e Paraná, nos setores de turismo, educação, ciência e tecnologia.

Zicosur reúne estados e províncias da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Peru, agregando 71 estados desses países. No Brasil, além do Paraná, participam os estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. 

O secretário do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) no Paraná, Orlando Pessuti, abriu a reunião ressaltando que o encontro teve por objetivo “dar sequência às discussões que possibilitem a viabilidade desse corredor biocêanico, saindo do Paraná, Paraguai e Argentina até a província chilena de Antofagasta, para intercâmbio entre os integrantes do Zicosur”. 

Munõz por sua vez, explicou que o corredor bioceânico “trata-se de um conjunto de obras de infraestruturas, que permitirão conectar a zona Sul do Brasil, Mato Grosso (Campo Grande), Mato Grosso do Sul, com os portos do norte do Chile passando pelo Paraguai e Argentina, onde permitirá um desenvolvimento multidimensional dos territórios e intercâmbios em termos de turismo, cultura e educação, além do comercial”.  Antofagasta é uma cidade portuária e a capital regional de uma zona mineira no deserto de Atacama, norte do Chile, produtora de cobre. 

Os diretores financeiro e administrativo do BRDE, Wilson Bley Lipski e João Biral Junior, respectivamente acompanharam a reunião e apresentaram o perfil de empreendimentos do banco. “O BRDE se tornou um instrumento de integração de negócios e transformador social”, definiu Bley. Biral ressaltou que o BRDE “vem atuando em sinergia às propostas de projetos com diretriz voltada à sustentabilidade, por meio do Banco Verde”. 

Participaram da reunião, representantes do Codesul, BRDE, Departamento de Antofagasta (Chile), Departamento de Beni (Bolívia), Fomento Paraná, Portos do Paraná, Movimento Pró-Paraná, Secretaria de Infraestrutura e Logística, Escritório de Representação do MRE no Paraná, Invest Paraná, Ferroeste,  Sistema Ocepar, Federação das Indústrias do Paraná, Secretaria do Planejamento, Instituto de Engenharia do Paraná, Federação das Empresas de Transportes e Cargas do Paraná e representação do Itamaraty no Paraná. 

VOLTAR