Sustentabilidade e clima em debate no primeiro dia do Universo Pecuária

Sustentabilidade e clima em debate no primeiro dia do Universo Pecuária

Feira acontece em Lavras do Sul até o próximo domingo

Os desafios para a sustentabilidade na produção da carne bovina, estudos sobre o balanço de carbono, as mudanças no uso da terra e a conservação da biodiversidade marcaram os debates no primeiro dia do Universo Pecuária. Promovida pelo Sindicato Rural de Lavras do Sul, a feira teve sua abertura oficial nesta terça-feira (dia 1º/11) e com uma programação voltada à pecuária sustentável.

Em sua primeira edição, o Universo Pecuária prosseguirá até o próximo domingo (dia 6) e conta com o apoio do Banco regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). O diretor de Planejamento e de Operações do banco, Otomar Vivian, esteve presente ao painel que abordou as questões do clima e os avanços na redução de emissão de gases com o melhor manejo da pastagem na criação de animais. Em seguida, participou da premiação dos melhores conjuntos de terneiros. O evento contou com a presença também do secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Domingos Velho, e do presidente da Federação da Agricultura do RS (Farsul), Gedeão Silveira Pereira.

Ainda na programação do primeiro dia da feira ocorreu um debate sobre a participação das mulheres no agronegócio, com presença da secretária estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann. O Universo Pecuária reúne também um espaço dedicado exclusivamente à inovação no agro, startups e tecnologias indutoras da pecuária.

Além de apoiar a feira, o BRDE está com um estande próprio no Parque de Exposições Olavo de Almeida Macedo para divulgação de suas linhas de crédito destinadas a apoiar o setor, em especial os projetos da agricultura de baixo carbono, de inovação e novas tecnologias no campo, produção de energia com fontes renováveis (energia solar) e o turismo.

VOLTAR