Seminário apresenta primeiros diagnósticos do Projeto Visão Regional 2040

Seminário apresenta primeiros diagnósticos do Projeto Visão Regional 2040

O auditório do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), em Porto Alegre, foi palco ao longo desta quarta-feira (22/11) de um seminário específico para conhecer um diagnóstico para os eixos que integram os estudos do Projeto Visão Regional 2024. Coordenado pelo BRDE e sob a liderança pelo Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), o projeto irá identificar os investimentos previstos e organizar um mapeamento de potencialidades e gargalos da região, além da definição de eixos prioritários de atuação, diretrizes, indicadores e metas, considerando uma visão de longo prazo para 2040.

O trabalho é realizado por técnicos da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e as apresentações realizadas ao longo do seminário contemplaram os seguintes eixos: População, Mercado de Trabalho, Educação, Saúde, Habitação, Energia elétrica, Modais e Portos, Saneamento Básico, Meio Ambiente, Estrutura Econômica, Agropecuária, Finanças Públicas, Comércio Exterior, Crédito e Inovação.

O encontro contou com a presença da secretária de Planejamento, Governança e Gestão do Rio Grande do Sul, Danielle Calazans, reunindo também representantes da Comissão de Planejamento, Governança e Gestão do Codesul. Técnicos dos governos dos demais estados que integram o Conselho (Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul) igualmente acompanharam as apresentações. O superintendente de Planejamento e Sustentabilidade, André Chemale, e a chefe do departamento de Planejamento, Fernanda Souza, representaram o banco no encontro.

O Visão Regional 2040 tem por objetivo a elaboração de estudos e estratégias para atuação regional, a fim de potencializar o desenvolvimento econômico e social dos estados que integram o Codesul.

VOLTAR