BRDE

  • Contato

SALA DE IMPRENSA

SC ganha sala referência no País para avaliação auditiva

Data24/02/17
|CategoriaNotícias

Projeto foi financiado pelo BRDE por meio de incentivos fiscais do PRONAS

 
Nesta última quarta-feira, dia 22, a Associação Amor para Down inaugurou sua Sala de Avaliação Auditiva, uma das mais modernas do País e uma das únicas quatro que realiza o exame BERA , altamente especializado, em Santa Catarina de forma gratuita. A entidade, localizada em Balneário Camboriú, atende crianças, jovens e adultos com Síndrome de Down da região.
A sala custou R$ 217 mil e foi construída com recursos de doações por meio do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD), do Ministério da Saúde. O BRDE foi um dos patrocinadores do projeto, que inclui além da compra dos equipamentos, a contratação de um profissional especializado para a realização dos exames por um período de dois anos.
A Sala de Avaliação Auditiva é completamente acústica, desde as janelas, piso e paredes. Esse diferencial a torna referência no País. A fonoaudióloga da Associação, Karina Heil, explica que o exame BERA é extremamente importante para as crianças com Síndrome de Down. Isso porque elas são mais propensas a apresentar perda auditiva. Além disso, o exame pode ser feito em bebês, e independe de uma interação da criança com o equipamento. O exame mede os estímulos elétricos da orelha interna até o córtex cerebral, em resposta a um estímulo sonoro.  “Com o BERA, não precisamos da resposta da criança, ela pode até estar dormindo que conseguimos o resultado correto da avaliação”, explica Karina.
Para o presidente da Associação Amor para Donw, Marcos Antonio Costa,  o investimento vais permitir dar mais autonomia e qualidade de vida aos usuários. “Estamos extremamente agradecidos às empresas que abraçaram essa causa e a todas as outras que contribuíram com a Amor pra Down até aqui. Temos certeza que o ambiente também proporciona a evolução dos nossos usuários e contamos com uma estrutura que é modelo para o País”, afirmou.


Logo BRDE