Recursos do FGTS financiam obras de saneamento e mobilidade

Recursos do FGTS financiam obras de saneamento e mobilidade

O BRDE é um dos agentes financeiros repassadores de recursos do FGTS. Os recursos são destinados aos setores público e privado e tem como finalidade investimentos nas áreas de saneamento e mobilidade. O gestor de aplicação dos recursos é o Ministério das Cidades, responsável por expedir as normas e estabelecer os critérios para enquadramento nos programas.
Na área de saneamento, os recursos são repassados por meio do programa Saneamento Para Todos, do governo federal, que permite o financiamento de diversas modalidades como: abastecimento de água, saneamento, manejo de águas pluviais e manejo de resíduos sólidos incluindo a geração de energia a partir do resíduo, entre outros.
Pelo programa Saneamento para Todos, o BRDE participa, em parceria com a Caixa Econômica Federal, da maior obra de saneamento da história do Litoral do Paraná. São as obras de ampliação da rede de esgoto de Matinhos e Pontal do Paraná. O projeto prevê 25 mil ligações de esgoto nos dois municípios.
A primeira etapa do projeto já foi concluída, com a entrega de 6 mil ligações de esgoto. O BRDE participa do projeto com o repasse de R$ 58,8 milhões. É o primeiro contrato de financiamento do Banco para o setor privado com recursos do FGTS, por meio do programa Saneamento para Todos.
Para a área de mobilidade, o destaque é o Refrota, programa do governo federal que permite a modernização da frota de transporte público coletivo urbano com recursos do FGTS. A taxa é de TR +9,0%a.a.e, com prazos de até 20 anos. O programa visa renovar até 10% da frota de ônibus urbanos e metropolitanos do país.
Para saber mais sobre financiamento de projetos com recursos do FGTS procure a equipe de atendimento da Agência Paraná do BRDE pelo telefone (41) 3219-8150 ou e-mail brdepr@brde.com.br.

VOLTAR