Projetos modernos e sustentáveis são destaques no BRDE

Projetos modernos e sustentáveis são destaques no BRDE

Sustentabilidade é uma tendência cada vez mais forte nos negócios. No passado, a preocupação com o meio ambiente e uso racional dos recursos naturais podia ser vista como um luxo desnecessário, mas hoje ela se torna um elemento obrigatório para quem busca um negócio moderno e conectado com as principais tendências de mercado.
Com o Programa BRDE PCS – Produção e Consumo Sustentáveis o banco vem viabilizando empreendimentos nas áreas do agronegócio, indústria, comércio e serviços e está estruturado em cinco subprogramas integrados, que atendem os seguintes segmentos:
1) Energias limpas e renováveis: o Banco apoia projetos que contribuam para a redução do desperdício e para a racionalização da energia em ambientes domésticos, produtivos ou comerciais. Também são apoiados projetos de geração de energia que utilizem fontes renováveis, como a eólica e a solar.
2) Uso racional da água: quem tem um projeto para redução e uso mais eficiente da água no agronegócio, indústria, comércio e serviços pode conseguir viabilizar a ideia através de financiamento do BRDE. Entre os itens financiáveis estão obras civis, serviços de terraplanagem e movimentação do solo, estudos e projetos de engenharia, pesquisa e desenvolvimento, instalação e montagem de equipamentos, entre outros.
3) Gestão de resíduos e reciclagem: uma das grandes preocupações ambientais da atualidade é a gestão do lixo e resíduos. Por meio do BRDE PCS, o banco financia, por exemplo, projetos para reduzir a utilização de materiais em processos industriais e comerciais; tratamento de resíduos sólidos, efluentes e emissões atmosféricas e reciclagem de resíduos.
4) Agronegócio sustentável: a preocupação com a sustentabilidade também está presente na agricultura e pecuária. Entre os projetos que o BRDE financia na área, estão iniciativas para tratamento ou aproveitamento de dejetos, incluindo aproveitamento para geração de energia e compostagem; recuperação de pastagens degradadas; implantação de sistemas de integração lavoura-pecuária, lavoura-floresta, pecuária-floresta ou lavoura-pecuária-floresta e de sistemas agroflorestais; regularização ou adequação das propriedades rurais à legislação ambiental.
5) Cidades sustentáveis: além dos financiamentos aos empreendedores, o BRDE PCS incentiva as cidades a tornarem-se comunidades sustentáveis. O banco financia iniciativas do poder público municipal na área de energias limpas e renováveis, agronegócio sustentável, gestão de resíduos e reciclagem além do uso racional e eficiente dos recursos hídricos.
Para mais informações sobre o BRDE PCS, basta acessar o site www.brde.com.br ou ligar para a Agência Paraná (41) 3219-8150.

VOLTAR