Projeto da Associação São Roque promove qualidade de vida pela arte com apoio do BRDE

Projeto da Associação São Roque promove qualidade de vida pela arte com apoio do BRDE

“Nós fazemos Cultura” recebeu suporte do BRDE via Lei de Incentivo à Cultura para as edições de 2021 e 2022

Música e Literatura fazem parte da realidade dos moradores do bairro Guarituba, em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, há pelo menos 10 anos. Isso porque o projeto desenvolvido pela Associação Beneficente São Roque (ABSR), “Nós fazemos Cultura”, foi contemplado pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), via edital de Leis de Incentivo, nas edições de 2021 e 2022.

Todos os anos, cerca de 140 crianças e jovens têm a oportunidade de viver experiências artísticas por meio da música, no Coro e Orquestra Gato na Tuba e em turmas de musicalização infantil, a partir dos seis anos de idade. E em Literatura, a associação realiza ações na Biblioteca Monteiro Lobato, que possibilita o acesso a diversas obras, assim como, incentiva à leitura com os grupos “Adora Ser” e “Contasonhos”, dos quais participam cerca de 60 crianças e jovens.

A diretora da ABSR, Anna Thais Fuck, afirma que a mudança é notável, com a continuidade desse projeto na comunidade. “No início, não havia muita adesão das famílias ao projeto e hoje isso mudou completamente. Nosso teatro está sempre cheio nas apresentações. E recebemos relatos dos pais sobre a mudança de comportamento de seus filhos com os familiares e na escola. Acreditamos que trabalhar cultura e arte, em qualquer lugar, transforma vidas”, relata a diretora.

Como, por exemplo, a vida da estudante Lavínia Antunes da Silva, 14 anos, violoncelista e soprano do coral, que conheceu o projeto pelas irmãs, há oito anos. “Essa experiência com o grupo me faz sentir como se estivesse na minha casa e me inspira com muita alegria”, comemora. Já o jovem Pedro Kauan da Silva, 15 anos, está há nove anos no Gato na Tuba e conheceu o projeto, quando viu um cartaz na escola que estuda no Guarituba. “Para mim, participar do coral definiu minha escolha para o futuro, a música”, afirma.

Ao fim de cada ano, a associação promove o “São Roque Aplaude”, evento em que os jovens artistas em formação sobem no palco e mostram o que aprenderam. No ano passado, por conta da pandemia de Covid-19, a associação optou por produzir uma obra audiovisual, “2021: Uma nova Odisseia no Espaço”, inspirada na música de David Bowie, além de clássicos do cinema como: “Star Wars”, “Star Trek”, “Mad Max” e “2001: Uma Odisseia no Espaço”, filme do diretor Stanley Kubrick. Toda a trilha sonora foi executada pelo Coro e Orquestra Gato na Tuba e o atores foram os jovens que participam do projeto. O filme está disponível no canal da associação no Youtube, assista aqui.

Além do projeto na área cultural, a associação mantém trabalhos de assistência social como o Programa Alcance, que atende 170 famílias totalizando 700 pessoas entre adultos, jovens e crianças para quem são repassadas 3 toneladas de alimentos mensalmente, em 3 Núcleos de Piraquara: Guarituba, Bela Vista e Santa Mônica. São realizadas visitas com frequência, palestras educativas sobre direitos e deveres, higiene e saúde. Outra ação é a oferta de curso de corte e costura e de bordado.

APOIO BRDE

Em 2021, o banco destinou R$ 4,6 milhões, por meio das leis de incentivo fiscal, igualmente distribuídos entre Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. No Paraná, 37 projetos receberam apoio no valor de aproximadamente R$ 1,8 milhão. “Essa é uma política instituída no banco que, por meio de chamamento público, escolhe bons projetos sociais e culturais para serem apoiados por nossos incentivos. Dessa forma estamos devolvendo à sociedade um pouco daqueles resultados que o banco tem e fazendo com que haja promoção social para todos”, explica o diretor-presidente do BRDE, Wilson Bley.

VOLTAR