BRDE

  • Contato

SALA DE IMPRENSA

Programa de formação em tecnologia para jovens da rede estadual do RS abre inscrições na terça-feira

Data16/09/21
|CategoriaNotícias

Com o apoio do BRDE, iniciativa vai contemplar mil estudantes de todas as regiões

A partir da próxima terça-feira (21/09), estarão abertas as inscrições para o programa Dev the Devs, que vai oportunizar a formação gratuita na área da tecnologia de mil jovens da rede estadual do Rio Grande do Sul. O Dev the Devs tem o apoio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), sendo uma correalização do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), da Rede Gaúcha de Ambientes Inovadores (Reginp) e da Associação de Empresas de Tecnologia (Assespro-RS). O curso terá aulas totalmente on line, com duração de quatro meses. Serão 500 vagas para meninos e outras 500, para meninas matriculadas na rede estadual.

Para realizar a inscrição, o estudante precisa primeiro estar logado no seu e-mail @educar.rs.gov.br. Em seguida, o estudante deve acessar bit.ly/InscricaoDev. Mais informações: devthedevs@educar.rs.gov.br.  O programa conta com apoio da Secretaria da Educação do Estado, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia e do Inova RS.

No lançamento do Dev the Devs, nesta quinta-feira (16/09), o governador Eduardo Leite ressaltou os impactos positivos da formação para ampliar as oportunidades no mercado de trabalho. “A gente vive um momento de revolução tecnológica, encerrando empregos em determinados setores, mas abrindo grandes oportunidades a partir de tecnologia e desenvolvimento de sistemas. E quem desenvolve os desenvolvedores? Essa é a questão que a gente busca, mais do que responder, dar efetiva solução e encaminhamento ao apoiar o desenvolvimento daqueles que vão desenvolver, quem criará soluções e sistemas. A capacitação começa mudando a vida de mil alunos da nossa rede pública de ensino e de suas famílias, e esperamos possa ser apenas o início de uma profunda mudança. Estou muito entusiasmado com o que pode significar”, destacou Leite.

Governador participou do lançamento e destacou impactos do programa

Na avaliação da diretora-presidente do BRDE, Leany Lemos, a iniciativa em apoiar o projeto reflete a própria missão do banco em apoiar o desenvolvimento econômico da região Sul, mas sempre agregando impactos sociais. “Educação é missão de todos nós como cidadãos e cidadãs deste país. O mercado de tecnologia está aquecido e no futuro vai estar mais. Esse é um futuro promissor. Por isso, queremos que os jovens se profissionalizem, trabalhem nesse setor e impactem suas comunidades”, salientou a presidente.

O reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira, destacou que o projeto tem estreita relação com a visão de mundo da PUCRS. “Sermos catalisadores do conhecimento e da inovação. As tecnologias, tão associadas aos mecanismos da inovação, são frutos da mente humana, do conhecimento, da criatividade, da técnica ensinada e aprendida. Essa união de esforços por si só já representa um passo além. Pois demonstra que juntos podemos transformar realidades, tendo a formação, o cuidado com as pessoas e a educação como premissa”, sintetizou.

Durante o evento, a secretária de Educação, Raquel Teixeira, destacou que a rede estadual concentra 82% dos estudantes do ensino médio no RS, mas um percentual muito parecido não chega a ingressar numa universidade. “Vivemos em plena economia baseada no conhecimento. O que vai gerar riqueza é o nível de ciência e de inovação que se consegue gerar. E é para esse contingente de alunos da escola pública que precisamos olhar, abrindo todas as oportunidades”, observou Raquel Teixeira.

Capacitação inicia em novembro e terá quatro meses de duração

O secretário Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT), Luís Lamb, igualmente ressaltou o impacto das pessoas no contexto da economia. “A riqueza está no conhecimento. Tenho certeza que esse programa, a partir de todos os atores que estão envolvidos, vai semear muitas árvores que darão muitos frutos na trajetória de vida desses jovens”, frisou ele.

Participaram ainda o evento, que transmissão ao vivo pelo canal de Youtube do BRDE e da PUC o presidente da Assespro-RS, Julio Ferst;  presidente da Reginp, Artur Gibbon; o diretor de Planejamento do BRDE, Otomar Vivian; e o superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS e do Tecnopuc, Jorge Audy,

Mais sobre o programa

O Dev the Devs é um programa de formação de jovens desenvolvedores exclusivo para estudantes de ensino médio da Rede Estadual do Rio Grande do Sul. No curso, você entenderá:

  • conceitos de computação e de pensamento computacional;
  • funcionamento abstrato de computadores;
  • funcionamento da internet e impacto na programação de sistemas;
  • conjunto de ferramentas e linguagens de programação para desenvolvimento de sistemas e para web.

Mais informações: www.pucrs.br/devs


Logo BRDE