BRDE

  • Contato

SALA DE IMPRENSA

Programa Avançar na Inovação prevê investimentos de R$ 112,3 milhões

Data30/09/21
|CategoriaNotícias

Com investimentos de R$ 112,3 milhões com recursos próprios, o governo do Estado do Rio Grande do Sul anunciou, nesta quinta-feira (30/9), o programa Avançar na Inovação. Parte expressiva deste recurso será destinada a atender os editais lançados no mesmo evento por parte da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), que contemplarão projetos para estimular empreendedorismo no setor de jogos, a criação de laboratórios de referência e de ambientes de negócios para emprego de tecnologia em locais inovadores, em qualquer cadeia produtiva.

Além da Secretaria, os recursos irão contemplar projetos da Universidade Estadual do RS (Uergs) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do RS (Fapergs). Ao divulgar o que é considerado o maior investimento público em favor da inovação nos últimos dez anos, o governador Eduardo Leite destacou a importância deste investimento estar conectado com uma agenda de futuro em termos do desenvolvimento do Estado.

Realizado no Instituto Caldeira, em Porto Alegre, o lançamento do programa contou com a participação do diretor de Planejamento do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Otomar Vivian. “Somos uma instituição que está voltada ao apoio de projetos de inovação e este evento, reunindo todos os atores do ecossistema gaúcho, mostra a sinergia entre as políticas públicas, universidades, parques tecnológicos e as empresas do setor”, destacou o diretor.

Além de financiar projetos de empresas, Vivian lembrou que o BRDE também se preocupa em preparar os futuros profissionais, uma vez que o mercado está com uma demanda crescente. O banco é patrocinador do programa Dev The Devs, que irá oportunizar que mil jovens da rede estadual tenham a oportunidade de realizar uma formação gratuita na área da tecnologia. Lançado há duas semanas, o programa é conduzido pelo Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), da Rede Gaúcha de Ambientes Inovadores (Reginp) e da Associação de Empresas de Tecnologia (Assespro-RS), com apoio das secretarias estaduais de Educação e de Inovação. O superintendente da Agência de Porto Alegre, Paulo André Raffin, também esteve presente no lançamento do Avançar na Inovação.

Fotos: Felipe Dalla Valle/ Palácio Piratini


Logo BRDE