Penitenciárias gaúchas recebem mais livros doados pelo BRDE

Penitenciárias gaúchas recebem mais livros doados pelo BRDE

Mais três estabelecimentos penais gaúchos receberam coleções de livros doados pelo BRDE por meio do Projeto Pró-Biblioteca, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. A entrega foi feita pela diretora-presidente do banco, Leany Lemos, e o diretor de Planejamento, Otomar Vivian, para o secretário Mauro Rauschild, titular da Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo do Rio Grande do Sul (SJSPS), na quinta-feira (26/08), na sede do banco, em Porto Alegre.

Em 2020, oito coleções já tinham sido entregues pelo BRDE a penitenciárias indicadas pela Secretaria, nos municípios de Arroio dos Ratos, Bento Gonçalves, Espumoso, Lajeado, Santa Vitória do Palmar, São Francisco de Assis, Sarandi e Três Passos. Agora os 600 livros foram destinados às penitenciárias estaduais de Sapucaia do Sul, Guaíba e Porto Alegre, sendo a de Guaíba um estabelecimento prisional feminino.

Desde 2018, o BRDE entrega coleções de livros para acervos de escolas e de instituições públicas que desenvolvem projetos de leitura, via Pró-Biblioteca. “A ideia de também contemplar penitenciárias foi apresentada pelo BRDE e, na época, a editora consultou o Ministério da Cultura e obteve a autorização para ampliar o benefício para além das redes escolares”, relatou Paulo Lima, sócio-diretor da L&PM Editores, proponente do projeto. Em dois anos de apoio ao Pró-Biblioteca, foram doados 3.800 livros, entre escolas e unidades penais.

Leitura e cidadania 

“Em nome do sistema penal e das vinculadas, Susepe e Fase, e em nome de toda a população carcerária, dos jovens e adolescentes do sistema socioeducativo que serão os beneficiários, agradeço ao BRDE”, disse Mauro Hauschhild. “O livro também é a porta da remissão da pena, para permitir que o jovem possa sair do sistema o mais rapidamente possível. Esse é um trabalho muito importante e que só é possível porque já temos os livros e temos a estrutura dentro da unidade prisional, e porque as pessoas enxergam a possibilidade de, a partir do livro, terem uma chance não só de se preparar, de se qualificar, mas de se formar, e até de despertar o caráter lúdico, o imaginário. O livro é uma alternativa para eles”, enfatizou o secretário.

O diretor de Planejamento, Otomar Vivian, destacou a “missão extraordinária que os senhores fazem ajudando a cuidar de uma parte da sociedade que está privada de liberdade”, dirigindo-se aos servidores públicos presentes. “O BRDE é um banco de desenvolvimento e não se pode pensar em desenvolvimento que não tenha um processo de cidadania”, afirmou. “O caminho mais eficiente de todos, o mais eficaz, é o caminho da educação”, completou o diretor.

A presidente Leany Lemos reforçou o compromisso do BRDE com as políticas públicas de responsabilidade socioambiental: “Construir o futuro, impactar a vida das pessoas é papel do setor público. E o BRDE tem também como missão impactar o futuro. Estamos trabalhando nesse sentido”.

Equipe mobilizada

O secretário Mauro Hauschild foi acompanhado por sua equipe de diretores, superintendentes e técnicos da SJSPS, da Susepe e da Fase, órgãos vinculados à Secretaria, além dos dirigentes das três penitenciárias contempladas. Estiveram no BRDE, pela SJSPS, a diretora Administrativa, Telma Feijó; a diretora de Justiça, Daniela Retzer; a representante do Departamento de Políticas Penitenciárias da SJSPS, Léa Boa Duarte. A FASE foi representada por sua presidente, Sonia DÁvila, e pela diretora Socioeducativa, Claudia Patel. Pela Susepe, participaram o superintendente José Giovani Rodrigues e o diretor de Tratamento Penal, Cristian Colovini. Também esteve presente a delegada Patricia Picolotto, da 10ª Delegacia Penitenciária Regional de Porto Alegre.

Os livros da Penitenciária Estadual e Sapucaia do Sul foram entregues para a administradora Rita Graciele Leonardi, os da Penitenciária Estadual de Porto Alegre, para o administrador Giovani Soares Oliveira, e os da Penitenciária Estadual Feminina de Guaíba, para a diretora substituta, Isadora Carlotto Minozzo.

Fotografia: Gerson Turelly

VOLTAR