Parceria entre BRDE e UNIDO facilita acesso a linhas de crédito para produção de biogás no setor agroindustrial

Parceria entre BRDE e UNIDO facilita acesso a linhas de crédito para produção de biogás no setor agroindustrial

Acordo de cooperação técnica pretende dinamizar a integração do biogás à produção agropecuária da região Sul do Brasil. Parceria prevê financiamento da produção de biogás com fins energéticos e criação de novas ferramentas de avaliação de planos de negócios voltados ao setor.
O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) assinaram nesta quarta-feira (23/10), na sede do banco em Curitiba (PR), um acordo de cooperação técnica que pretende facilitar o acesso de produtores agroindustriais do Sul do Brasil a serviços de crédito voltados ao financiamento da produção de biogás e biometano no setor agropecuário.
Pelo acordo, o BRDE se compromete a apoiar a UNIDO na criação de instrumentos que facilitarão o acesso a serviços financeiros por parte de produtores e fornecedores ligados à cadeia produtiva e tecnológica do biogás. A parceria também inclui a construção de ferramentas de suporte à elaboração e à avaliação de modelos e planos de negócios específicos para o setor.
O Representante da UNIDO para o Brasil e a Venezuela, Alessandro Amadio, o Diretor Presidente do BRDE, Marcelo Haendchen Dutra, e o Diretor de Operações do banco, Wilson Bley Lipski, estiveram presentes durante a assinatura do acordo.
A parceria faz parte das ações do projeto GEF Biogás Brasil (“Aplicações do Biogás na Agroindústria Brasileira”), implementado pela UNIDO em conjunto com o governo federal, instituições privadas, universidades e entidades setoriais. O objetivo do projeto e do acordo de cooperação técnica é estimular a utilização do biogás como fonte energética sustentável, reduzindo a dependência nacional em relação a combustíveis fósseis, estimulando a competitividade do setor agroindustrial brasileiro e diminuindo a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera.
“O projeto é voltado para o fortalecimento da cadeia de valor do biogás. A ideia principal é construir uma estrutura mais complexa que permita o desenvolvimento de modelos de negócio mais interessantes para o setor. E esse tipo de estratégia exige investimentos mais altos. Por isso, a parceria com um banco capaz de fornecer esse tipo de investimento é essencial”, diz Alessandro Amadio, representante da UNIDO.
“Temos no Paraná uma ‘malha’ de atores que oferecem operações e linhas de crédito. O Sistema Paranaense de Fomento opera com a parceria do BRDE, da Fomento Paraná, da Invest Paraná, e do Sebrae/PR. Há uma sinergia para operacionalizar resultados que cheguem com mais eficiência à população”, diz Wilson Bley Lipski.
A ação conjunta envolvendo o BRDE, a UNIDO e os atores institucionais e governamentais envolvidos no projeto pretende identificar e avaliar as principais oportunidades de valorização do biogás a partir do agronegócio regional, além da captação de recursos externos para o financiamento da geração sustentável de energia e combustível.
O projeto GEF Biogás Brasil é financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (Global Environment Facility, em inglês), implementado pela UNIDO e liderado no Brasil pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). A iniciativa conta com quase oito milhões de dólares em recursos diretos, além de parceiros governamentais, privados, setoriais e acadêmicos.
O BRDE é uma instituição financeira pública voltada para estímulo ao desenvolvimento regional, ligada aos estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná. A parceria entre o BRDE e a UNIDO faz parte do programa “BRDE PSC – Produção e Consumo Sustentáveis”, uma iniciativa do banco que tem como objetivo financiar projetos que ajudem na redução da emissão de gases de efeito estufa.

 

VOLTAR