BRDE

  • Contato

SALA DE IMPRENSA

Parceria do BRDE com Agência Francesa de Desenvolvimento conquista destaque nacional

Data16/03/22
|CategoriaNotícias

Cooperação vence prêmio na categoria Instituições Financeiras de Desenvolvimento

Através do apoio estratégico para financiar projetos alinhados à produção e ao consumo sustentáveis, a parceria entre o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) acaba se conquistar o primeiro lugar em uma das categorias da 1ª edição do Prêmio SAIN-ABDE. Com investimentos que já ultrapassam R$ 450 milhões, a cooperação técnica e financeira entre as duas instituições já contabiliza 78 projetos financiados na região Sul do país, a partir de um volume de 120 milhões de euros destinados a financiar propostas também alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pelas Nações Unidas.

O anúncio da premiação ocorreu na noite desta terça-feira (15/03), no encerramento do primeiro dia do Fórum Desenvolvimento ABDE 2022.  “É uma conquista que simboliza o quanto as duas instituições estão comprometidas com a Agenda 2030 e que, num curto espaço de tempo, já apresenta resultados positivos em favor da sustentabilidade. Isso nos anima para futuras parcerias”, destacou a diretora de Operações do BRDE, Leany Lemos, presente ao Fórum que acontece em Brasília. A primeira cooperação foi formalizada em 2018, mas ainda em 2021  BRDE a AFD estabeleceram uma nova parceria, agora no montante de 70 milhões de euros, que é parte de um esforço conjunto para estimular a retomada da economia sustentável nos três estados do Sul.

A parceria entre BRDE e a Agência Francesa tem apoiado, principalmente, projetos em especial voltados à geração de energia com fontes renováveis e melhorias de eficiência na iluminação pública das cidades. No ano passado, as duas instituições lançaram a websérie denominada de Parcerias no Desenvolvimento Sustentável da Região Sul, reunindo exemplos de empresas privadas que buscaram financiamento do BRDE para implantar usinas de geração fotovoltaicas e a partir de fontes hídricas, assim como das prefeituras dos três Estados. A série de vídeos está disponível no canal de Youtube do banco (@BRDEoficial).

Fórum

Promovido pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), o evento tem uma programação de dois dias discutindo, num formato híbrido, os caminhos para as agendas do desenvolvimento sustentável para o país. O Fórum reúne membros do SNF, organismos internacionais, gestores públicos, órgãos representantes da sociedade civil e especialistas.

Nesta quarta-feira (16/03), segundo dia da programação, a diretora de Operações do BRDE participou do painel que abordou a mobilização para o desenvolvimento de cidades sustentáveis e inteligentes. Leany Lemos relatou que o banco buscou no ano passado criar uma nova matriz dos macroprogramas para acentuar o alinhamento aos ODS, com produtos específicos para energias renováveis, sustentabilidade social e ambiental, e de apoio aos jovens e mulheres empreendedoras.

O Fórum marcou também o lançamento do Plano ABDE 2030, que elenca propostas de políticas públicas, com ênfase na temática do financiamento, que contribuam para um desenvolvimento mais sustentável, inclusivo e inovador para o Brasil. Considerando a trajetória percorrida pela Associação nos últimos anos, o Plano ABDE 2030 está alinhado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, em consonância com o Acordo de Paris e com a Agenda de Ação de Addis Abeb e será encaminhado aos candidatos à presidência, órgãos do Governo Federal e presidentes da Câmara e do Senado.


Logo BRDE