Parceria do BRDE com Agência Francesa de Desenvolvimento conquista destaque nacional

Parceria do BRDE com Agência Francesa de Desenvolvimento conquista destaque nacional

Cooperação vence prêmio na categoria Instituições Financeiras de Desenvolvimento

Através do apoio estratégico para financiar projetos alinhados à produção e ao consumo sustentáveis, a parceria entre o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) acaba se conquistar o primeiro lugar em uma das categorias da 1ª edição do Prêmio SAIN-ABDE. Com investimentos que já ultrapassam R$ 450 milhões, a cooperação técnica e financeira entre as duas instituições já contabiliza 78 projetos financiados na região Sul do país, a partir de um volume de 120 milhões de euros destinados a financiar propostas também alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pelas Nações Unidas.

O anúncio da premiação ocorreu na noite desta terça-feira (15/03), no encerramento do primeiro dia do Fórum Desenvolvimento ABDE 2022.  “É uma conquista que simboliza o quanto as duas instituições estão comprometidas com a Agenda 2030 e que, num curto espaço de tempo, já apresenta resultados positivos em favor da sustentabilidade. Isso nos anima para futuras parcerias”, destacou a diretora de Operações do BRDE, Leany Lemos, presente ao Fórum que acontece em Brasília. A primeira cooperação foi formalizada em 2018, mas ainda em 2021  BRDE a AFD estabeleceram uma nova parceria, agora no montante de 70 milhões de euros, que é parte de um esforço conjunto para estimular a retomada da economia sustentável nos três estados do Sul.

A parceria entre BRDE e a Agência Francesa tem apoiado, principalmente, projetos em especial voltados à geração de energia com fontes renováveis e melhorias de eficiência na iluminação pública das cidades. No ano passado, as duas instituições lançaram a websérie denominada de Parcerias no Desenvolvimento Sustentável da Região Sul, reunindo exemplos de empresas privadas que buscaram financiamento do BRDE para implantar usinas de geração fotovoltaicas e a partir de fontes hídricas, assim como das prefeituras dos três Estados. A série de vídeos está disponível no canal de Youtube do banco (@BRDEoficial).

Fórum

Promovido pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), o evento tem uma programação de dois dias discutindo, num formato híbrido, os caminhos para as agendas do desenvolvimento sustentável para o país. O Fórum reúne membros do SNF, organismos internacionais, gestores públicos, órgãos representantes da sociedade civil e especialistas.

Nesta quarta-feira (16/03), segundo dia da programação, a diretora de Operações do BRDE participou do painel que abordou a mobilização para o desenvolvimento de cidades sustentáveis e inteligentes. Leany Lemos relatou que o banco buscou no ano passado criar uma nova matriz dos macroprogramas para acentuar o alinhamento aos ODS, com produtos específicos para energias renováveis, sustentabilidade social e ambiental, e de apoio aos jovens e mulheres empreendedoras.

O Fórum marcou também o lançamento do Plano ABDE 2030, que elenca propostas de políticas públicas, com ênfase na temática do financiamento, que contribuam para um desenvolvimento mais sustentável, inclusivo e inovador para o Brasil. Considerando a trajetória percorrida pela Associação nos últimos anos, o Plano ABDE 2030 está alinhado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, em consonância com o Acordo de Paris e com a Agenda de Ação de Addis Abeb e será encaminhado aos candidatos à presidência, órgãos do Governo Federal e presidentes da Câmara e do Senado.

VOLTAR