Palacete dos Leões recebe retratos dos primeiros moradores para exposição sobre erva mate

Palacete dos Leões recebe retratos dos primeiros moradores para exposição sobre erva mate

“Narrativas Poéticas do Mate” será inaugurada na próxima terça-feira (26/10)

Na manhã desta sexta-feira (22/10), a equipe do Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões recebeu os retratos de Agostinho Ermelino de Leão Junior e Maria Clara Abreu de Leão, os primeiros moradores do edifício histórico e fundadores da empresa Matte Leão.

As obras executadas pelo artista Alfredo Andersen (1860 – 1935) integram a exposição “Narrativas Poéticas do Mate”, a ser inaugurada na próxima terça-feira (26/10), cujos preparativos estão a todo vapor. A mostra faz parte do Circuito Ampliado – Acervos em Circulação e conta com a cooperação do Museu Paranaense.

As duas peças, agora expostas na Sala da Lareira do Palacete dos Leões, foram recepcionadas pela coordenadora do espaço cultural, Rafaela Tasca, e preparadas pela conservadora Jessica Petri.

O diretor administrativo do BRDE, Luiz Carlos Borges da Silveira, e o empresário Antônio Carlos Leão, proprietário do retrato de seu bisavô, também acompanharam a preparação dos quadros. O retrato de Maria Clara Abreu de Leão pertence ao acervo do Museu Paranaense.

Andersen e a Erva Mate

Outras seis obras do mesmo artista, um autorretrato e paisagens, vão compor a exposição em uma mostra de câmara intitulada “Andersen e a Erva Mate”. O artista norueguês radicado no Brasil foi pintor, professor, cenógrafo e jornalista.

Na última década do sec. XIX imigrou para o Paraná, primeiramente fixando residência em Paranaguá por dez anos. Depois de casado, já na primeira década do sec. XX, Andersen se mudou para a capital do estado, onde foi grande colaborador das artes paranaenses.

VOLTAR