BRDE

  • Contato

SALA DE IMPRENSA

Oficina de fotografia Pinhole no Espaço Cultural BRDE abre o Festival Pinhole Day Floripa

Data27/04/18
|CategoriaNotícias

O artista visual Rafael Carlan abriu o Festival Pinhole Day Floripa, no Espaço Cultural BRDE com oficina gratuita da técnica de fotografia Pinhole na quinta-feira, dia 26.
Os 13 participantes receberam câmeras artesanais feitas pelo artista com materiais simples. Depois de uma introdução à técnica, fotografaram o Centro de Florianópolis. Cerca de 10 segundos são suficientes para os registros. O processo seguinte foi o de revelação com os químicos na sala escura, um laboratório improvisado na própria galeria.
A técnica do “buraco de alfinete” não precisa de lentes, a câmera é feita em qualquer objeto similar a uma caixa, em tamanhos variados e onde não penetre luz. Nessa câmara escura se faz um furo pequeno que é exposto por alguns segundos a um objeto bem iluminado para formar a imagem no papel especial fixado dentro da caixa. A oficina contou também com as dicas de Lilian Barbon, participante do Festival Pinhole com a oficina que trabalha o processo de impressão Marrom Van Dyken, no próximo sábado (28), na Faferia DNA de Arte.
Ainda é possível conferir a mostra de fotografias pinhole de Rafael Carlan no Espaço Cultural BRDE, que encerra hoje (sexta).


Logo BRDE