BRDE

  • Contato

SALA DE IMPRENSA

Obras do acervo do BRDE participam de exposição no Museu Paranaense

Data27/03/19
|CategoriaNotícias

Duas pinturas do acervo de obras de arte do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE integrarão a exposição “Em foco: Íria Corrêa”, que será inaugurada nesta quarta-feira, 27 de março, no Museu Paranaense, em Curitiba. A mostra é uma individual de Íria Cândida Corrêa (1839 – 1887), artista que nasceu em Paranaguá, considerada a primeira mulher a se dedicar profissionalmente à pintura no Paraná.
Para o superintendente da Agência Paraná do BRDE, Paulo César Starke Júnior, o empréstimo de obras do acervo contribui para importantes exposições dos museus e oportuniza o acesso de novos públicos às obras. “Estes históricos retratos estão permanentemente expostos no Espaço Cultural do BRDE. A oportunidade de emprestá-los para esta exposição também é uma forma de divulgarmos o Palacete dos Leões e o investimento promovido pelo BRDE na divulgação da cultura paranaense”, acrescenta.
As pinturas enviadas ao Museu Paranaense são retratos a óleo do Dr. Antônio Cândido de Abreu e de Maria Cândida Guimarães, pais do engenheiro Cândido de Abreu e da primeira moradora do Palacete dos Leões, Maria Clara Abreu de Leão. “Poucas obras de Íria chegaram até os dias atuais, o que atribui maior relevância e destaque às que ainda existem em coleções públicas e particulares”, explica Rafaela Tasca, coordenadora do Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões.
Por sua relevância, a artista vem sendo estudada por novos pesquisadores e integrando importantes mostras nacionais, entre elas “Histórias das Mulheres”, exposição dedicada ao trabalho de artistas dos séculos 16 ao 19, que acontecerá de 23 de agosto a 17 de novembro de 2019, no Museu de Arte de São Paulo (MASP).
Serviço
Abertura da exposição “Em foco: Iria Corrêa”
Data: quarta-feira, 27 de março, às 19h
Período expositivo: até 15 de julho de 2019
Local: Museu Paranaense – Rua Kellers, 289, São Francisco – Curitiba
Visitação: de terça a sexta-feira, das 9h às 17h30.
Sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h
(41) 3304-3300 |entrada gratuita | www.museuparanaense.pr.gov.br


Logo BRDE