Mostra Literária é espaço para compartilhar talentos, destaca diretora do BRDE na abertura do evento  

Mostra Literária é espaço para compartilhar talentos, destaca diretora do BRDE na abertura do evento   

Em formato on-line pelo segundo ano consecutivo, Mostra se estenderá até sexta-feira (12/11)

 A 7ª edição da Mostra Literária, promovida pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), teve a abertura oficial nesta terça-feira (09/11) e contou com a participação da diretora de Operações Leany Lemos, e da bibliotecária da Agência BRDE do Rio Grande do Sul, Adriana Reus. A Mostra tem o objetivo de divulgar para o público interno e externo produções artísticas – como poesias e crônicas, criadas por colaboradores aposentados e ativos do Banco. A abertura do evento virtual foi transmitida ao vivo pelo canal do BRDE no YouTube.

Segundo a diretora Leany Lemos, que realizou a abertura da Mostra, o BRDE tem uma conexão forte com a cultura, através de diferentes iniciativas de patrocínios, incentivos fiscais na área, como é o caso do Programa Pró-Biblioteca. “Tenho muito orgulho de falar sobre o banco, não só sobre o impacto que tem no crédito, mas também como o BRDE atua na área cultural”, explica a diretora.

Diretora destacou apoio do banco ao setor cultural

“É com esse espírito, da gente celebrar a cultura, a leitura… aquilo que a literatura faz conosco, que é nos transportar para outro mundo, para uma outra realidade, mas também nos conhecer melhor como seres humanos e aventureiros, nessa jornada que é a vida”, completa Leany Lemos. A diretora de Operações instiga a todas e todos a participarem Mostra Literária 2021: “compartilhem os seus talentos conosco”.

Percurso da Mostra Literária

De acordo com Adriana Reus, bibliotecária da Agência BRDE do RS, a primeira Mostra Literária aconteceu em 2014, ideia do colaborador aposentado Carlos Ponzoni, que tinha como um dos objetivos promover engajamento entre as três agências (RS, SC e PR) e a Direção Geral do banco. “Nesse primeiro ano houve a divulgação apenas das produções dos colegas da ativa e aposentados, e no ano seguinte abrimos para os seus familiares. Na edição seguinte, fizemos a Mostra com todos os estudos técnicos produzidos pelos funcionários responsáveis pelos projetos financiados pelo banco”, explica. Ainda, segundo Adriana Reus, na edição de 2018 foram expostas as obras selecionadas pelo BRDE com o Incentivo Fiscal da Lei Rouanet e na de 2019 foi realizada uma exposição das primeiras fotos da instalação do BRDE em 1961 e das primeiras empresas financiadas. “Essa exposição foi itinerante e vista pelas três agências”, enfatiza a bibliotecária.

Esse é o segundo ano consecutivo que a Mostra Literária é realizada em formato virtual e que por conta disso agrega novidades à edição. “Pudemos acrescentar fotografias e vídeos”, ressalta Adriana Reus. Durante o evento, foi realizada a homenagem ao ex-funcionário do BRDE e entusiasta da Mostra Literária, Luís Alberto de Moraes Calazans, falecido recentemente. Na ocasião, Adriana Reus leu um poema do “colega Calazans”, intitulado de “O Nascer”. Neste primeiro dia da Mostra, estava prevista a participação do jornalista e poeta Fabrício Carpinejar, patrono da 67ª Feira do Livro de Porto Alegre, mas não pode participar devido à problemas de conexão.

A Mostra Literária foi transmitida ao vivo pelo canal @brdeoficial e segue disponível pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=6GinDW6RpBw

Programação

Nesta quarta-feira (10/11), a 7ª Mostra Literária terá programação preparada para os jovens, e em especial dirigida aos familiares dos funcionários, ex-funcionários, aposentados e pensionistas, com o objetivo de valorizar a educação e a cultura. A transmissão também poderá ser acompanhada ao vivo, a partir das 14h, através do link: https://www.youtube.com/watch?v=GtKdnltg34I.

Já na quinta-feira (11/11), também através do canal do Youtube do BRDE, às 14 horas, será o encerramento da Mostra Literária 2021. Na oportunidade, será realizada a doação de novas coleções de obras de autores consagrados, tanto autores nacionais como internacionais, através do projeto Pró-Biblioteca, que o BRDE apoia por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Acompanhe a transmissão pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=pfA6V3Dk5EM

VOLTAR