BRDE

  • Contato

SALA DE IMPRENSA

Mostra BRDE de Cinema Brasileiro traz produções da região Sul a SC

Data02/06/16
|CategoriaNotícias

Filmes produzidos com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual serão exibidos em Florianópolis, em parceria com o MIS-SC

Em comemoração a seus 55 anos de fundação, o BRDE organiza sua primeira Mostra de Cinema Brasileiro. São filmes produzidos na Região Sul com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual- FSA, do qual o BRDE é o agente financeiro. Esta primeira edição privilegia produções dos 3 estados da região Sul. As exibições acontecem no cinema do CIC, de 15 a 18 de junho.
Em parceria com o Museu da Imagem e do Sim de Santa Catarina, a mostra traz sete filmes, dos quais um é uma produção catarinense. O longa Xucro – Oração do Amor Selvagem, do diretor Chico Faganello, será exibido em dois momentos: em sessão fechada para convidados no dia 15/05 e também no dia 18/6 (sábado), em sessão aberta e gratuita (20h).
Serão exibidos ainda dois desenhos animados: Até que a Sbórnia nos Separe e Bruxarias, ambas produções gaúchas. A mostra também conta com um documentário – Iván, e mais três longas de ficção: Beira Mar, Para Minha Amada Morta e Real Beleza. As sessões dos dias 16 a 18 de junho são gratuitas. Os ingressos estão disponíveis na bilheteria do cinema do CIC uma hora antes da sessão.
No ano passado o BRDE, em conjunto com FSA e Ancine, promoveu o lançamento de treze chamadas públicas. O apoio regional ao setor audiovisual se deu por meio das linhas Suplementação Regional e TVs Públicas, diversificando territorialmente o alcance dos recursos do Fundo. Em 2015, foram firmados 350 contratos, totalizando R$ 242 milhões. Na Região Sul, foram contratados 42 projetos que somaram R$ 21 milhões.
O BRDE passou a ser o agente financeiro do FSA em 2013, mas sua relação com o cinema é mais antiga. O Banco financiou produções cinematográficas antes mesmo de existirem políticas públicas para o incentivo à produção audiovisual.
Entre as obras financiadas pelo BRDE na década de 70 estão: Ela tornou-se freira, produzido pelo ícone da música gaúcha Teixeirinha, Guerra dos Pelados, que trata da Guerra do Contestado e também A Morte não Marca Tempo. 
Confira a programação completa no hotsite clicando aqui.


Logo BRDE