Missão oficial do Uruguai busca investimentos no Paraná

Missão oficial do Uruguai busca investimentos no Paraná

Uma comitiva do Consulado do Uruguai foi recebida no Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) pelo vice-governador Darci Piana e o presidente do banco Wilson Bley Lipski, para estudo de novos negócios. O cônsul do Uruguai, Facundo Fernandez apresentou o perfil econômico do país, especialmente da província de Canelones (lá chama-se departamento), dividido em centro agrícola, cinturão industrial e faixa costeira com residências, turismo da “Costa de Oro”, além de suas características de infraestrutura logística, produção e vinhos e inovação tecnológica.

Desse primeiro encontro, foi sinalizada uma próxima rodada de negócios, dessa vez com a participação do G7 (formado pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Federação da Agricultura do Paraná (Faep), Federação e Organização das Cooperativas do Paraná (Fecoopar), Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio-PR), Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Paraná (Fetranspar), Associação Comercial do Paraná ACP) e Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap) e Sebrae-PR.

“Foi uma conversa boa e franca dos dois lados, entre quem produz e vende e busca investimentos. O Paraná já é o segundo estado que estabelece negócios com o Uruguai, com Canelones. Empresários de lá devem vir para o Brasil numa próxima reunião e nesse intercâmbio o BRDE vai auxiliar empresas paranaense em aportar recursos ao que for importado. O governador Carlos Massa Ratinho Júnior sempre nos posicionou para sermos ser o centro logístico da América Latina e estamos fazendo esse papel do Mercosul com novos negócios”, analisou o vice-governador.

Características semelhantes – Wilson Bley observou que Paraná e Uruguai têm características semelhantes de desenvolvimento, como a produção agroindustrial, dos produtos regionais e infraestrutura. “”Vamos compor esse intercâmbio de ideias e modelos, articulando seja com financiamentos, importação ou negócios, a possibilidade de geração e empregos, de alcançar empreendimentos de todos os portes e especialmente de construir um diálogo com base na sustentabilidade, um valor destacado nas ações do BRDE”, concluiu.

O diretor de Desenvolvimento Econômico de Canelones, Álvaro Soarez disse que “seria interessante buscar junto com o Paraná, desenvolver oportunidades como trabalhar e melhor a qualidade de vida de nossos povos”.

Também participaram da reunião o cônsul do Uruguai, o diretor de agência e investimentos do Departamento de Canelones Julio Filippini , o diretor de Mercado da Fomento Paraná, Vinícius José Rocha e o chefe de gabinete da diretoria do BRDE, Anderson José Amancio e o superintendente Paulo Starke Junior.

VOLTAR