Livro e exposição de fotos mostram o dia a dia do maior hospital pediátrico do país

Livro e exposição de fotos mostram o dia a dia do maior hospital pediátrico do país

Imagens do dia a dia do Pequeno Príncipe de Curitiba, o maior hospital pediátrico do país, produzidas por fotógrafos profissionais e pacientes da instituição, podem ser conferidas no livro Observador, lançado na noite desta quinta-feira (25), no Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões. O lançamento foi marcado pela abertura da exposição Observador, no mesmo espaço, com fotos dos autores do livro. A exposição ficará aberta até 10 de maio.
O livro Observador traz imagens dos fotógrafos Tetê Silva, Gustavo Gomes, Isabella Lanave, Ricardo Perini, produzidas a partir de uma imersão dos fotógrafos no Pequeno Príncipe, a fim de revelar as atividades diárias do hospital. Cada fotógrafo permaneceu e registrou as atividades da instituição por cerca de uma semana, fotografando as pessoas, as ações, o movimento, a espera, a cura e os colaboradores do hospital.
Completam a publicação fotos tiradas pelos próprios pacientes, a partir de oficinas promovidas pelos fotógrafos. Ao todo, foram 16 oficinas, ministradas por Ana Paula Lobo, dirigadas às crianças e adolescentes atendidos no hospital. As oficinas começaram em setembro de 2018, no Setor de Educação e Cultura do Pequeno Príncipe.
Nas oficinas, foram abordadas com os pacientes e seus familiares as mais diversas linguagens e técnicas fotográficas. As crianças e adolescentes em tratamento tiveram contato com o equipamento fotográfico, os diferentes usos da luz e sombra na composição de imagens, macrofotografia, retratos, fotografia de objetos e lightpainting.
Personagem – Cerca de 250 pessoas participaram do lançamento do livro no Palacete dos Leões. Uma das presenças de destaque foi a menina Juliana, 5 anos, que chamou a atenção de todos como autora da obra e modelo das fotografias. Ela ficou internada por 25 dias no Pequeno Príncipe e participou das oficinas de fotografia. Foi fotografada e fotografou outras crianças também atendidas no hospital.
SERVIÇO:
O livro Observador está disponível para venda no Hospital Pequeno Príncipe, na rua Desembargador Motta, 1070, pelo valor de R$ 20,00. A compra também pode ser feita pelo site da instituição: http://pequenoprincipe.org.br/hospital/. Contato: (41) 3310-1010.
Exposição Observador
Período de visitação: de 26 de abril a 10 de maio.
Horário: De segunda a sexta, das 12h30 às 18h30.
Entrada gratuita.
Local: Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões – Avenida João Gualberto, 570, Alto da Glória.
Contato: (41) 3219-8184

VOLTAR