Linhas de crédito do BRDE serão apresentadas às cidades de fronteira

Linhas de crédito do BRDE serão apresentadas às cidades de fronteira

Empreendedores e gestores públicos das cidades gêmeas dos três estados do Sul do país terão a oportunidade, nesta quarta-feira (26/5), de conhecer em detalhes a carteira que o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) tem à disposição para apoiar projetos de desenvolvimento econômico e social nas regiões de fronteira. Com a participação da diretora-presidente do BRDE, Leany Lemos, a reunião virtual inicia às 17 horas.

Organizada pelo deputado estadual Frederico Antunes, presidente da Frente Parlamentar das Cidades Gêmeas de Fronteira na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o encontro busca mobilizar lideranças de 17 cidades gêmeas localizadas ao longo da fronteira da região Sul. O parlamentar também liderou o movimento que permitiu a instalação de free shops em municípios fronteiriços do lado brasileiro.

Um dos programas do BRDE que poderão ser acessados é o Fungetur, que oferece crédito para empresas do setor de turismo, tanto para investimentos como para capital de giro, com seis anos de prazo para pagar (carência de 12 meses). “Além de várias frentes para financiar projetos de longo prazo, o BRDE está realizando um grande esforço diante dos impactados da pandemia de Covid-19, buscando manter empresas funcionando e preservando empregos”, destacou Leany Lemos.

Para empreendimentos privados, o banco disponibiliza uma variada opção, inclusive com fundos externos, para apoiar projetos na área da inovação, produção de energias renováveis e para o setor agropecuário. Em termos de investimentos do setor público, o programa BRDE Municípios viabiliza empréstimos para obras de saneamento, infraestrutura viária e melhoria nos sistemas de iluminação pública, entre outras ações.

Perto de comemorar 60 anos de trajetória, o BRDE é o 15º banco do país em termos de carteira de crédito. O banco fechou 2020 com mais de R$ 3,3 bilhões em operações de financiamento nos três estados controladores: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Para acompanhar a reunião, acesse: https://alergs.webex.com/alergs/j.php?MTID=m6756f5a838a979539d580995437af4d9

VOLTAR