Liderança e empreendedorismo em pauta no primeiro Bootcamp do Programa BRDE LABS

Liderança e empreendedorismo em pauta no primeiro Bootcamp do Programa BRDE LABS

O processo de aceleração do Programa BRDE LABS no Rio Grande do Sul inaugurou nova etapa, nesta quinta-feira (20 de agosto), com a realização do primeiro Bootcamp dirigido às startups selecionadas na fase anterior. Conduzido pela aceleradora gaúcha Ventiur, o Programa tem o propósito de criar soluções inovadoras para a retomada da economia após a pandemia de Covid-19 e conta com o apoio dos parques tecnológicos das três universidades que fazem parte da Aliança para a Inovação – UFRGS, PUCRS e Unisinos.

A primeira trilha de conteúdo teve como tema “Cultura, Liderança, Pessoas e Atitude Empreendedora”. O palestrante convidado foi o diretor de Inovação da Metadados, Gustavo Casarotto. No bate-papo, o empreendedor compartilhou sua experiência à frente da empresa fundada por seu pai há 34 anos. Ele enfatizou a importância das equipes e a organização dos times internos para gerar inovação nas empresas e garantir o compromisso de todos com os resultados. Além disso, destacou a importância dos processos e da disciplina na hora de experimentar ideias novas. “Fui implementando e ajustando cada pergunta envolvendo performance, alinhamento e metas, sempre buscando métodos adequados”. Para Casarotto, a existência de laços de confiança entre as pessoas envolvidas em cada projeto é o fator crítico de sucesso.

Aprendizado coletivo

O gerente de Planejamento e coordenador do BRDE LABS no Rio Grande do Sul, Alexander Leitzke, destacou a participação significativa de colegas das áreas técnicas do banco que estão acompanhando o processo de aceleração de perto. “Esse é também um importante aprendizado para nós e possibilita conhecermos melhor o ecossistema de inovação e o trabalho das startups envolvidas. Nosso propósito é identificar oportunidades de aproximação e sinergias entre os projetos inovadores dos empresários e os clientes do banco para oportunizar novos negócios que beneficiem a todos”, avalia.

O fundador e diretor executivo da VENTIUR, Sandro Cortezia, sublinhou a importância da troca de experiências entre as startups durante a etapa de aceleração. “Nós buscamos conduzir um programa focado no desenvolvimento dos empreendedores. A parceria com a Aliança para Inovação é uma oportunidade para integrar essas múltiplas competências”.

Participaram do primeiro Bootcamp empreendedores das 12 startups selecionadas para a etapa de aceleração: 2Metric, Agência Besouro, BioIn, DigiFarmz, Elysios, Essent Agro, Faba, Insumo Fácil, Palma Sistemas, Polvo Spot, Prosumir e Optim. Até o final de 2020, serão realizados mais 14 Bootcamps sobre temas relevantes para quem deseja empreender e inovar com foco em resultados efetivos.

VOLTAR