Instituições parceiras se reúnem em solenidade de abertura da exposição “Narrativas e Poéticas do Mate”

Instituições parceiras se reúnem em solenidade de abertura da exposição “Narrativas e Poéticas do Mate”

O Espaço Cultural BRDE abriu a exposição para visitação do público em geral nesta quarta (27)

Na tarde da ultima terça-feira (26/10), o Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões realizou a cerimônia de abertura da exposição “Narrativas e Poéticas do Mate” com número reduzido de convidados.

Participaram da solenidade, os representantes das instituições que integram o Circuito Ampliado – Acervos em Circulação, programa inédito desenvolvido pelo BRDE em parceria com o Museu Paranaense. A cerimônia foi iniciada com as boas-vindas da equipe do BRDE, seguindo por um pronunciamento da Superintendente de Cultura do Estado do Paraná, Luciana Casagrande.

Discursaram também Dr. Wilson Andersen Ballão, presidente da Sociedade de Amigos de Alfredo Andersen, e Antônio Carlos Leão, economista que representou a família Leão. As palavras finais foram proferidas pelo diretor administrativo do BRDE, Luiz Carlos Borges da Silveira, que enalteceu a importância do incentivo à cultura, a preservação do patrimônio cultural e o significado da erva-mate para o Estado do Paraná.

“Na história do desenvolvimento do Paraná, a erva mate foi durante muito tempo a mais importante cultura agrícola. O Palacete dos Leões representa essa época. E hoje, sob os cuidados do BRDE, essa exposição que contribui para resgatar essas memórias e comunicar à sociedade os fatos e personagens cruciais para as conquistas do nosso estado”, declarou.

Além dos já citados, participaram da solenidade a diretora do Museu Paranaense, Gabriela Bettega, a presidente da Academia de Cultura de Curitiba, Maria Inês Borges da Silveira, e o diretor do Museu Casa Alfredo Andersen, Luiz Gustavo Vidal.

Multidisciplinar – Aberta ao público nesta quarta-feira (27), fazem parte da mostra diferentes ambientes com aspectos da história e significações da erva mate. “A exposição integra um programa de circulação de acervos que estruturamos em conjunto com o Museu Paranaense, instituição que mantém um expressivo acervo ervateiro, e articulou uma equipe interdisciplinar. O programa viabilizou uma pluralidade de ações, entre elas uma mostra de câmara que faz uma homenagem aos 160 anos do artista Alfredo Andersen, além de uma sala botânica, com exsicatas de erva-mate provenientes do acervo do Museu Botânico de Curitiba”, contextualiza Rafaela Tasca, coordenadora do Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões.

SERVIÇO

Exposição “Narrativas e Poéticas do Mate”
Programa Circuito Ampliado – Acervos em Circulação / Em parceria com o Museu Paranaense
A partir de 27 de outubro de 2021

Andersen e a Erva-Mate
Em parceria com a Sociedade Amigos de Alfredo Andersen
Sala 2
Em cartaz até 26 de novembro de 2021

Verde é o Verde
Instalação da artista Eliane Prolik com curadoria de Adolfo Montejo Navas
Sala da Torre
Em cartaz até 26 de novembro de 2021

Horário de visitação: de terça a sexta (14h às 17h), somente mediante agendamento: www.brde.com.br/palacete.

Visita segura
Em sua reabertura, o Espaço Cultura BRDE – Palacete dos Leões adotou o agendamento das visitas e a certificação de boas práticas sanitárias pela Local Confiável. São obrigatórios o uso de máscara durante todo o período no Palacete, a medição da temperatura corporal, seguir as regras de distanciamento social, entre outras medidas. Mais informações podem ser encontradas no site www.brde.com.br/palacete e nas redes sociais @EspacoCulturalBrde.

Local: Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões
Av. João Gualberto, 570 – Alto da Glória – Curitiba
Entrada gratuita

Foto: Kraw Penas/SEEC

VOLTAR