Hospital São José trabalha no diagnóstico precoce do câncer de mama

Hospital São José trabalha no diagnóstico precoce do câncer de mama

Instituição localizada em Antônio Prado atende mulheres de outras dez cidades da Serra gaúcha

Outubro é reconhecido mundialmente como o mês de conscientização sobre as ações para o diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento, conhecido como Outubro Rosa, tem por objetivo compartilhar informações sobre a doença que mais acomete as mulheres e a importância de realizar os exames preventivos e, desta maneira, reduzir os índices de mortalidade. Para este ano, são estimados cerca de 73 mil novos casos de câncer de mama no Brasil.

Para contribuir no diagnóstico precoce e salvar vidas, o hospital São José vem contribuindo na luta contra o câncer de mama ao montar uma estrutura de atendimento que oferece serviços de forma gratuita, possibilitando que um número maior de mulheres tenha acesso a consultas médicas e exames. Através de sua política de responsabilidade socioambiental, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) auxilia nessa iniciativa com apoio financeiro por meio das leis de incentivos fiscais.

Com sede em Antônio Padro e acolhendo pacientes de outras dez cidades da Serra gaúcha, o hospital já atendeu perto de três mil mulheres na faixa etária de com idade entre 50 e 69 anos. Para essa faixa etária, o Ministério da Saúde recomenda a mamografia ano mínimo a cada dois anos. “Com a realização do projeto foi possível oferecer o serviço de diagnóstico do câncer de mama de forma completa, sem a necessidade de deslocamento das pacientes oncológicas para outros centros médicos, concluindo em um mesmo local todo o atendimento que precisavam, desde a consulta médica”, ressalta a coordenadora do projeto, Andreia Bernardi Contin.

Com o apoio do BRDE, um equipamento de tecnologia avançada foi adquirido. O Mamógrafo Digital, que é da marca Siemens e possui monitores de alta resolução, realiza exames com alta resolução gráfica e precisão do diagnóstico. Nesse contexto, com o recurso também foram contratados profissionais, compraram filmes para impressão de exames e materiais para implantação do ambulatório. “O equipamento oferece uma tecnologia mais moderna existente na realização do exame de mamografia, possibilitando que se eleve a qualidade da imagem produzida, permitindo que as estruturas menores sejam visualizadas e consequentemente viabilizando diagnósticos com maior precocidade. Este projeto foi extremamente importante para a saúde e qualidade de vida de muitas mulheres de Antônio Prado e região”, relata a coordenadora.

Além do município-sede, o hospital atende mulheres das Bom Jesus, Campestre da Serra, Caxias do Sul, Flores da Cunha, Ipê, Monte Alegre dos Campos, Muitos Capões, Nova Petrópolis e Nova Roma do Sul. Informações sobre o câncer de mama estão disponíveis no site do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Incentivos Fiscais

Como agente de desenvolvimento social, econômico e cultural da região onde atua, o BRDE tem como política apoiar, através das leis de incentivos fiscais, diferentes projetos sociais, do esporte, da cultura e da saúde. A inciativa constitui parte de sua política de responsabilidade socioambiental e compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), aplicando de forma direta recursos no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Em 2022, o BRDE destinou R$ 6,4 milhões para projetos por meio das leis de incentivo fiscal e igualmente distribuído entre os três estados. Nos últimos sete anos, o montante aplicado pelo Banco na região Sul pelos mecanismos de renúncia fiscal ultrapassou a marca de R$ 28 milhões.

VOLTAR