Governadores do Codesul estarão presentes ao evento de aniversário do BRDE

Governadores do Codesul estarão presentes ao evento de aniversário do BRDE

Programação pelos 60 anos do Banco terá também palestra do economista Persio Arida

Para marcar os 60 anos de sua atuação, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) programou uma série de atividades ao longo da próxima semana. O destaque é a participação dos governadores que integram o Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) no evento que acontece na terça-feira (15/6), em Porto Alegre, dia do próprio aniversário da instituição. Fundado em 1961, o BRDE é a principal referência como instituição de fomento de caráter público no apoio a produtores rurais e empresas da Região Sul.

Assim como as demais atividades da semana, a celebração pela data do aniversário inicia às 15 horas e terá transmissão on line através do canal do BRDE no Youtube (/brdeoficial). Os governadores Ratinho Junior (Paraná e atual presidente do Codesul), Carlos Moisés (Santa Catarina) e Reinaldo Azambuja (Mato Grosso do Sul) serão recepcionados mais cedo pelo governador Eduardo Leite no Palácio Piratini, sede do governo do Rio Grande do Sul, onde está prevista reunião do Conselho.

O primeiro dia da programação vai trazer um resgate histórico dos principais momentos da trajetória de seis décadas do Banco. O Memória BRDE (segunda-feira, dia 14/6) reunirá relatos de ex-funcionários do Banco dos três estados controladores e depoimentos que destacam passagens marcantes.

Na quarta-feira (16/6), também às 15 horas, está prevista palestra com o economista Persio Arida. Ex-presidente do Banco Central e do BNDES, Persio Arida integrou a equipe que idealizou o Plano Real e é reconhecido como um dos grandes estudiosos sobre a inflação brasileira.

Os dois dias seguintes da programação estão voltados para a celebração e valorização da nossa cultura. Na quinta-feira (17/6) haverá a transmissão de um espetáculo produzido exclusivamente pela Escola de Teatro Bolshoi, de Santa Catarina, em homenagem aos 60 anos do BRDE. Já no fechamento da semana, haverá a participação da Orquestra Sinfônica do Paraná e uma apresentação especial do Espaço Cultural BRDE-Palacete dos Leões, que fica em Curitiba.

Nesses eventos serão destacados os diferentes apoios do Banco através das Leis de Incentivos, que desde 2015 representam, no acumulado, repasses que superam R$ 23 milhões. Apenas no apoio à cultura, por meio da Lei Rouanet e Audiovisual, foram mais de R$ 10,8 milhões repassados.

 

Confira a programação na íntegra:

https://www.brde.com.br/wp-content/uploads/2021/06/SemanaBRDE.pdf

VOLTAR