Fórum irá debater potencialidades da vitivinicultura na região da Campanha

Fórum irá debater potencialidades da vitivinicultura na região da Campanha

Com apoio do BRDE, evento será realizado em Dom Pedrito, nesta quarta-feira

Como a segunda maior produtora de uvas e vinhos finos do país, a região da Campanha tem na inovação científica um dos principais fatores para o crescimento da vitivinicultura na região. Para discutir os desafios e as potencialidades do setor e seus impactos em outras áreas da economia, será realizado nesta quinta-feira (dia 25/5), o I Fórum de Vitivinicultura da Campanha Gaúcha. O evento ocorre no auditório da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), em Dom Pedrito, e tem o patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

A região responde por quase um terço da produção nacional de vinhos finos e, a partir da conquista do selo na modalidade Indicação de Procedência para a bebida, a região vem atraindo outros investimentos em outros segmentos, como no enoturismo, gastronomia e inovação. No campus de Dom Pedrito, a Unipampa oferece o único curso de graduação em Enologia do país. “Essa parceria entre a academia, produtores e vinícolas indica que a Campanha gaúcha tem enorme potencial para agregar novas tecnologias à vitivinicultura e, desta maneira, impactar outros setores da economia regional”, destaca o diretor de Planejamento do BRDE, Otomar Vivian.

Organizado pela Unipampa (Campus de Dom Pedrito) em parceria com a prefeitura municipal de Dom Pedrito e o Sebrae-RS, o 1º Fórum de Vitivinicultura da Campanha Gaúcha contará com palestras e visitas aos vinhedos experimentais da universidade. A área apresenta uma coleção de 80 cultivares de diferentes uvas para a produção de vinho e sucos, combinando o cultivo convencional e orgânico.

1º Fórum de Vitivinicultura da Campanha Gaúcha

Programação

  • 8h – Credenciamento
  • 9h – Abertura oficial
  • 10h – Palestra “Os vinhos da Campanha: avanços científicos, técnicos e profissionais”, com o Prof. Dr. Cesar Valmor Rombaldi, professor titular e orientador em Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas
  • 11h – Palestra “Enoturismo – o turismo do mundo no vinho”, com a Sra. Ivane Fávero, Consultora e Mestre em Turismo, Especialista em Marketing Turístico e em Gestão Pública Municipal, Criadora de Conteúdo
  • 12h – Visita às instalações do Curso de Enologia da Unipampa e à obra do Prédio Acadêmico da Enologia
  • 15h – Palestra “Tendências e oportunidades no mercado de vinhos do Brasil”, com o Sr. Marcel Miwa, jornalista, escreve para a Revista Gula e atua também junto a NeoFeed Brasil e Escola ENO Cultura.
  • 15h50 – “Oportunidades de crédito para o desenvolvimento da vitivinicultura gaúcha”, com a Superintendência Regional do BRDE.
  • 16h – Palestra “A IP Campanha e a importância da UNIPAMPA”, com o Sr. Giovâni Silveira Peres, engenheiro agrônomo e sócio gerente nas empresas Batalha Vinhas e Vinhos e Batalha Consultoria e Planejamento.
  • 17h – Visita ao vinhedo experimental da Unipampa

 

 

VOLTAR