Fortalecimento da agricultura familiar é tema de encontro com diretores do BRDE

Fortalecimento da agricultura familiar é tema de encontro com diretores do BRDE

A diretora-presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Leany Lemos, recebeu em audiência, na manhã desta quarta-feira (30/6), o secretário nacional de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura,  Fernando Kohlmann Schancke. O encontro teve a participação também do diretor de Planejamento do banco, Otomar Vivian, e do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul, Edson Brum.

 Na oportunidade, foram abordadas as diferentes ações buscando o fortalecimento da agricultura familiar no país e projetos específicos desenvolvidos no âmbito do RS. Conforme Schancke, houve uma ampliação em termos de operações de crédito e da contratação do seguro rural para as atividades nas pequenas propriedades rurais. Ele está deixando a Secretaria para assumir em breve o cargo de diretor de Projetos do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), organismo que congrega 34 países em apoio ao desenvolvimento agrícola e bem-estar rural.

Através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), desde o ano passado foram cerca de R$ 70 bilhões em crédito concedido, aumento de 21.6% na comparação com a safra 2018/19. Apenas para o RS, foram liberados R$ 17,4 bilhões.

 O Programa de Seguro Rural ampliando a cobertura para mais de 2,6 milhões de hectares no ano passado, quando a média dos últimos períodos ficava em torno de 900 mil hectares. A agricultura familiar reúne cerca de 77% dos estabelecimentos rurais do Brasil e respondem por 23% do PIB Agropecuário.

 

 

VOLTAR