Exposição homenageia centenário de Ney Braga, um dos fundadores do BRDE

Exposição homenageia centenário de Ney Braga, um dos fundadores do BRDE

O centenário de nascimento do ex-governador do Paraná Ney Braga, um dos fundadores do BRDE, foi comemorado no início da noite desta terça-feira (25), no Museu Paranaense, em Curitiba, com a abertura da exposição “Ney Braga: 100 anos na história do Paraná”. O vice-presidente e diretor Administrativo do BRDE, Orlando Pessuti, representou a diretoria do Banco no evento.
Pessuti prestou depoimento sobre a importância de Ney Braga no desenvolvimento do Paraná e lembrou alguns dos momentos de sua carreira na vida pública em que o ex-governador esteve presente. O depoimento foi apresentado em vídeo, do qual também participaram outras autoridades. Estavam presentes familiares e amigos do ex-governador, políticos, desembargadores, secretários de Estado e ex-governadores do Paraná. A homenagem foi organizada pelo Movimento Pró-Paraná.
“Com seu perfil inovador, modernista e a visão de promover o Sul do Brasil, Ney Braga teve a preocupação, ao criar o BRDE ao lado de Celso Ramos e Leonel Brizola, de impulsionar a economia da região sem perder de vista a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, disse Pessuti. “Foi responsável também pela criação de outros órgãos importantes, como a Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná”.
O presidente do Movimento Pró-Paraná, Marcos Domakoski, disse que Ney Braga foi um paranaense singular, que fez um trabalho único pelo Estado, nas esferas política e econômica. “Ney Braga deu início à modernização do nosso Estado, pensou um novo Paraná, desenvolvido integralmente. Deixou como legado a projeção do Paraná no cenário nacional”, afirmou.
PERFIL
Nos quase 50 anos de vida pública, Ney Braga ocupou diversos cargos, entre eles prefeito de Curitiba, de 1954 a 1958, deputado federal, duas vezes governador do Paraná, ministro da Agricultura e da Educação e Cultura, senador, diretor-geral da Itaipu Binacional e presidente do Conselho de Administração da Copel. Nasceu na histórica cidade da Lapa, na Grande Curitiba e faleceu em 2000.
Enquanto governador do Paraná, Ney Braga fortaleceu a Copel, recuperou o Banestado, asfaltou a Rodovia do Café, elo de integração entre o sul e norte, equacionou questões de terra e implantou novas centrais geradoras de energia elétrica. Também atraiu novas indústrias. Na época, o Paraná deu um salto, com o aumento de 153% na renda da economia paranaense.
Criou a Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codepar), o Instituto de Previdência do Estado (IPE), a Café do Paraná, a Celepar, Sanepar e Fundepar, além do BRDE, em 1961, juntamente com os então governadores de Santa Catarina, Celso Ramos, e do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola. Esses órgãos asseguraram ao Paraná um ciclo notável de prosperidade.
MOVIMENTO PRÓ-PARANÁ
O Movimento Pró-Paraná, organizador das homenagens a Ney Braga, atua para o reconhecimento do potencial econômico e cultural paranaense articulando ações da sociedade organizada, inclusive em conjunto com os setores públicos e privados, para a finalidade do desenvolvimento integrado do Estado e dos cidadãos.
Tem entre seus associados as principais entidades representativas dos setores empresariais e sociais do Paraná, compreendendo instituições financeiras e empresas públicas, entre elas o BRDE, a Itaipu Binacional e a Copel.
A EXPOSIÇÃO
A exposição “Ney Braga: 100 anos na história do Paraná” é composta por fotografias, textos e objetos que contemplam a carreira política do ex-governador, militar de formação, que teve início em 1952 como chefe de polícia, a convite do então governador Bento Munhoz da Rocha Netto, e termina em 2000, como presidente do Conselho de Administração da Copel. A mostra poderá ser visitada dia 5 de novembro de 2017. A entrada é gratuita.
Serviço
Abertura da exposição “Ney Braga: 100 anos na história do Paraná”
Dia 25 de julho de 2017 às 17h
Período expositivo: até 5 de novembro de 2017
Horário de visitação: terça a sexta-feira das 9h às 18h. Sábado, domingo e feriado das 10h às 16h.
Entrada gratuita
Museu paranaense
Rua Kellers, 289, São Francisco. Curitiba-PR
Terça a sexta-feira, das 9h às 18h.
Sábado, domingo e feriado das 10h às 16h.
(41) 3304-3300 | www.museuparanaense.pr.gov.br

VOLTAR