Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões abre edital para propostas de exposições

Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões abre edital para propostas de exposições

Interessados em participar de exposições no Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões, em Curitiba, poderão inscrever suas propostas até o dia 10 de janeiro de 2019.
O edital do calendário expositivo 2019/2020 está disponível no site do BRDE (www.brde.com.br). Para acessá-lo o candidato deverá clicar no banner “Espaço Cultural”, onde poderá obter o regulamento e a ficha de inscrição.
A seleção das propostas será realizada por uma Comissão Cultural formada por funcionários do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e um consultor convidado com formação em Artes Visuais.
Mais informações podem ser obtidas no Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões, avenida João Gualberto, 570, Alto da Glória – Curitiba (PR) ou pelo telefone: (41) 3219-8184, de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 18h30. O edital pode ser acessado clicando aqui.
História – Inaugurado em junho de 2005, o Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões já recebeu obras de variadas técnicas e de artistas com diferentes trajetórias em propostas de exposições individuais, coletivas ou integrando circuitos institucionais, a exemplo da Bienal Internacional de Curitiba.
Além das exposições de arte contemporânea, a programação do espaço é bastante diversificada, contemplando atividades musicais, lançamentos de livros e exibição de filmes.
Sua sede, o Palacete dos Leões, é uma edificação histórica que por si só é uma obra de arte. Construído entre 1896 a 1902, foi residência da família de Agostinho Ermelino de Leão Júnior, importante empresário da erva-mate no Paraná.
A riqueza ornamental da arquitetura do prédio é a expressão da prosperidade econômica do ciclo ervateiro, com seu auge no século 19 e nas primeiras décadas do século 20. O BRDE coordena o Espaço Cultural, mantendo suas atividades culturais e preservando suas principais características arquitetônicas de época.

VOLTAR