BRDE

  • Contato

SALA DE IMPRENSA

Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões abre a primeira exposição do ano: Exploring Emotions do artista Eduardo Bragança

Data25/03/22
|CategoriaNotícias

Projeto traz obras realizadas em 12 cidades de diferentes países

O Espaço Cultural BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul) – Palacete dos Leões abre ao público, a partir do dia 25 de março, a exposição Exploring Emotions, a primeira do ano de forma presencial. O trabalho é do artista português radicado no Brasil, Eduardo Bragança, inédito no Brasil e apresenta pinturas em grandes formatos além de recursos audiovisuais. O projeto foi iniciado pelo artista no ano de 2011 em Londres e, desde então, Eduardo Bragança percorreu 12 cidades de diferentes países: Rio de Janeiro, Oslo, Paris, Berlim, Madrid, Atenas, Marrakesh, Liubliana, Zagreb, Lisboa e Nova York.

A exposição traz ainda um filme documental baseado nesses relatos e apresenta pinturas em grandes formatos, a partir da vivência com a situação da entrevista na cidade documentada e a narrativa desencadeada pelas diferentes questões apresentadas aos participantes.

“Iniciado em 2011, num período de crise econômica e política em Portugal, e em alguns outros locais da Europa, tomei a iniciativa de agitar consciências, dando impulsos, estímulos, encorajamentos constantes para que cada um se sinta, pelo menos num curto espaço de tempo, realizador e parte de um trabalho artístico que resulta em uma obra de arte”, explica o artista Eduardo Bragança.

O presidente do BRDE, Wilson Bley Lipski ratifica o compromisso firmado com o Governo do Estado, a respeito das atividades realizadas no Espaço Cultural BRDE. “Nosso objetivo é tornar as ações do Palacete, um ambiente vivo, onde a comunidade possa socializar nesse espaço, e esse viés da cultura fomentado pelo BRDE entrega de forma difusa à sociedade tudo aquilo que temos de bons resultados, como a preservação do patrimônio e da história do Paraná”, concluiu.

Desde 2005, o Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões realiza uma convocatória pública para selecionar projetos que passam a integrar seu calendário de exposições. “O calendário 2022 abre com a exposição Exploring Emotions, selecionada dentro de nosso programa de Artes Visuais. Esse trabalho iniciado há pouco mais de uma década pelo artista Eduardo Bragança, apresenta reflexões importantes para a cultura contemporânea, especialmente no atual contexto da globalização”, reflete Rafaela Tasca, coordenadora do Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões.

“Exploring Emotions” de Eduardo Bragança é uma exposição selecionada pelo Programa de Artes Visuais do Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões, uma realização do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul. A exposição também foi viabilizada com o apoio da Galeria Zilda Fraletti e da Construtora Laguna.

A exposição tem entrada gratuita e com período de visitação de 25 de março a 06 de maio de 2022. Visitas de escolas e grupos são possíveis mediante consulta e agendamento prévio pelo e-mail: palacete@brde.com.br ou pelo telefone 3219-8184.

Sobre o artista

Natural de Portugal (Porto, 1974), Eduardo Bragança vive e trabalha em Curitiba, PR. Formado em Design de Moda (EMP) e Design de Calçado, iniciou sua carreira artística em 2003. Realizou exposições em variados países, entre as quais as coletivas “Galeria Artevistas” (Barcelona, 2009) e “See me Colective” (Nova York, 2013), e a individual no Palácio das Artes (Porto, 2013). Possui obras em coleções particulares e acervos públicos, como a Fundação José Rodrigues.

Sobre o Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões
Inaugurado em junho de 2005, o Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões, localizado em Curitiba, é mantido e coordenado pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul. Há programação gratuita, com exposições e atividades relacionadas a arquitetura, história, artes visuais e patrimônio cultural. Sua programação contempla um programa de exposições temporárias de artistas nacionais e outras em parceria várias instituições culturais.

Serviço
Exposição Exploring Emotions – Eduardo Bragança
Período expositivo: 25 de março a 06 de maio de 2022
De segunda a sexta, das 13h às 18h

Local: Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões
Av. João Gualberto, 570 – Alto da Glória – Curitiba – Paraná
Entrada gratuita

Agendamento pelo site: www.brde.com.br/palacete

Visita segura
O Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões segue com agendamento das visitas e certificação de boas práticas sanitárias pela Local Confiável. Entre as medidas para uma visita segura, recomenda-se o uso de máscara durante todo o período da visita, inclusive para fotos, e manter o distanciamento social.

(Imagens: Divulgação – Eduardo Bragança)


Logo BRDE