Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões abre a exposição PARES do artista Eduardo Custódio

Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões abre a exposição PARES do artista Eduardo Custódio

Exposição inédita do artista apresenta relações entre a pintura e a escultura

O Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões abre ao público, a partir dessa quinta-feira (20), a exposição PARES do artista Eduardo Custódio. A exposição é inédita e apresenta um conjunto de esculturas e pinturas de sua recente produção.

PARES foi selecionada pelo Programa de Artes Visuais do BRDE, uma realização do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul com apoio da galeria Zilda Fraletti e chancelada com o selo Curitiba Cidade Criativa do Design da Unesco. “Desde 2005, o BRDE realiza uma convocatória pública para selecionar projetos expositivos que passam a integrar sua programação, entre os quais novos artistas contemporâneos, a exemplo do artista Eduardo Custódio”, explica Rafaela Tasca, coordenadora do Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões.

Nas palavras do professor e crítico de arte Fabricio Vaz Nunes, Eduardo Custódio “constrói um universo de delicadas relações formais e cromáticas entre a pintura e a escultura”. E complementa em seu texto para a exposição, “Custódio cria um espaço onírico: é como um sonho que tentamos reconstruir pela manhã, com alguns elementos mais nítidos e palpáveis que a própria realidade e outros que se perdem nas brumas do esquecimento. São fragmentos de recordações infantis, trechos esparsos de narrativas esquecidas, pedaços de coisas mal lembradas, memórias da caricatura e do cartoon.”

Paranaense radicado em Curitiba desde 2010, Eduardo Custódio foi um dos artistas finalistas do 12º Prêmio Dasartes para Novos Artistas com uma poética que estabelece relações entre diversas linguagens artísticas e a cultura contemporânea. “O desenho humorístico esteve sempre na minha formação artística, foi meu primeiro contato com o sentido de arte, uma forma simples e acessível para quem cresceu numa cidade pequena. Meus trabalhos transitam pela escultura, desenho e pintura — são como colagens mentais, um conjunto de recortes de ideias e memórias.”, reflete o artista sobre sua produção.

A exposição tem entrada gratuita e com período de visitação de 20 de outubro a 18 de novembro de 2022. Visitas de escolas e grupos são possíveis mediante consulta e agendamento prévio pelo e-mail palacete@brde.com.br ou pelo telefone (41) 3219-8184. A abertura será realizada na quinta-feira, 20 de outubro, às 10h.

Sobre o artista
Natural de Umuarama – PR (1977), Eduardo Custódio vive e trabalha em Curitiba desde 2000. Realizou as individuais “Etudes” e “Insetos” no Museu Casa Alfredo Andersen (2013) e participou de diversas exposições coletivas, entre elas Arte Londrina 8 (2020), 1º Salão Arte Contemporânea – SESI Cultural (2011) e da Mostra Arte Cerâmica Hoje (2015). Foi um dos artistas selecionados para o 66º Salão Paranaense (2017) e artista finalista no 12º Prêmio Dasartes para Novos Artistas (2022). Possui obras em coleções particulares, institucionais e acervos públicos, como o Museu Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR).

Sobre o Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões
Inaugurado em junho de 2005, o Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões, localizado em Curitiba, é mantido e coordenado pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul. Oferecendo uma programação gratuita, realiza exposições e atividades relacionadas ao patrimônio cultural, história, arquitetura e arte contemporânea. Sua programação contempla um programa de exposições temporárias de artistas nacionais e em parceria com outras instituições culturais.

Serviço
Exposição Pares – Eduardo Custódio
Período expositivo: 20 de outubro a 18 de novembro de 2022
De segunda a sexta, das 13h às 18h

Local: Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões
Av. João Gualberto, 570 – Alto da Glória
Curitiba – Paraná
Entrada gratuita

Agendamento pelo site: www.brde.com.br/palacete

Conversa com o artista Eduardo Custódio:
Datas: 10 de novembro de 2022
Horário: quinta-feira, 17h
Duração: 90 min
Inscrições pelo Sympla. (Vagas Limitadas)

VOLTAR