Espaço Cultural BRDE encerra o ano com 1,8 mil visitantes

Espaço Cultural BRDE encerra o ano com 1,8 mil visitantes

Cerca de 1800 visitantes passaram pelo Espaço Cultural BRDE – Governador Celso Ramos em 2017, conforme levantamento de Paula Borges, administradora do espaço pela Harmonica Arte & Entretenimento.
Entre mostras individuais e coletivas, 24 artistas plásticos mostraram seus trabalhos por meio da ocupação do espaço, além dos designers que participaram da mostra D’Vinties Exhibition e da Mostra do Prêmio Design Catarina.
Das 12 mostras exibidas, entre técnicas variadas como pintura, fotografia, escultura, gravuras e outras, as mais movimentadas foram as de maio e junho.
Na inédita “Revida”, aproximadamente 300 visitantes apreciaram a arte do artista plástico Bruno Barbi que pintou personalidades brancas como se tivessem a pele negra, fazendo refletir sobre o papel reservado aos negros na história. A abertura da mostra contou também com música de François Muleka, e declamação de poema de JB, ambos artistas negros.
No mês seguinte, Iraê Beck encantou a galeria com o conjunto de obras “Movimento Iminente”, 280 pessoas apreciaram cenas do balé clássico e dança contemporânea pintadas por Iraê. A mistura de materiais brutos da natureza e do urbano, cascas de árvore e sobras de demolição usados na composição e a técnica mista com tinta óleo e acrílica e massa acrílica pigmentada combinavam o aspecto onírico à referência ao trabalho árduo vivido por bailarinos no processo de criação e aperfeiçoamento.
Em 2017, o Espaço Cultural BRDE participou pela primeira vez da programação da Maratona Cultural, maior evento multicultural de Santa Catarina onde são apresentadas variedades de manifestações artísticas em andamento no Estado, tudo gratuito. A mostra exibida no fim de semana do evento “Objectif Sport”, exibiu 20 fotografias nacionais e internacionais selecionadas em concurso promovido pela Aliança Francesa. Nas exposições “Ancestrais”, “Revida” e “Objectif Sport”, o espaço organizou junto dos artistas, visitas guiadas, para que o visitante pudesse conhecer mais profundamente a história e conteúdo das obras. Em “Objectif Sport” a visita guiada contou com Audiodescrição e Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS e bate-papo com o ex-campeão paralímpico francês de tênis de mesa, Gilles de La Bourdonnaye.
A última mostra do ano “Universo das Diferenças – Síntese”, fica aberta para visitação até o dia 21 de dezembro, com entrada gratuita.

VOLTAR