Encontro trata de programa de distribuição de energia na área rural do RS

Encontro trata de programa de distribuição de energia na área rural do RS

A diretora-presidente do BRDE, Leany Lemos, recebeu em audiência, nesta segunda-feira (14/12), o secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul, Artur Lemos Júnior. No encontro, abordaram temas relacionados com a geração de energias limpas e a ampliação de redes de distribuição de energia elétrica no campo. Uma das principais parcerias do governo gaúcho com o BRDE é o programa Energia Forte no Campo que, na primeira etapa, pretende transformar 364 quilômetros de rede de distribuição em trifásica, beneficiando 1.120 pequenos produtores rurais.

Com a participação também da Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural (Fecoergs), o programa prevê investimentos na ordem de R$ 20 milhões. Desse total, R$ 11 milhões têm origem em linha de financiamento do BRDE às cooperativas. São cerca de 506 mil propriedades rurais eletrificadas no Estado, porém apenas 37% com redes trifásicas. Com essa limitação para instalar máquinas e equipamentos, o produtor rural enfrenta obstáculos para ampliar sua produção.

Ainda durante o encontro, o secretário destacou a participação do BRDE em projetos de parques eólicos no Rio Grande do Sul. Leany Lemos renovou o interesse do banco em ampliar as parcerias com foco na sustentabilidade, contemplando, além de operações financeiras, a assistência técnica necessária para elaboração e execução dos projetos.

VOLTAR