Encontro de capacitação reforça diretrizes de gestão do governo

Encontro de capacitação reforça diretrizes de gestão do governo

O Governo do Estado reuniu nesta segunda-feira (14), no Teatro Guaíra, em Curitiba, cerca de 2 mil funcionários que atuam em áreas estratégicas, em todas as secretarias e regiões do Paraná, para uma reunião de trabalho onde todos os órgãos puderam apresentar um balanço de atividades, além de conhecer projetos que ainda serão realizados e diretrizes de gestão.

O encontro de capacitação Governo 5.0 abriu espaço para a discussão de mudanças na administração pública e para o lançamento do conceito “Novo Pensar. Novo Fazer”, um programa que vai orientar a prática inovadora nos serviços públicos, para que o Estado seja mais eficiente na entrega de resultados à população.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior afirmou que a equipe de governo tem compromisso com a inovação e em criar soluções mais práticas para as políticas públicas. “É um novo conceito de gestão. Pensar diferente para fazer diferente. Planejamos um Estado mais tecnológico, mais seguro e eficiente, e menos burocrático. Esse encontro foi fundamental para transmitir essa visão”, frisou.

Para Ratinho Junior, a máquina pública brasileira ainda tem características do século passado e é preciso trazer todas as estruturas para o século 21. Segundo ele, o principal propósito do Estado tem que ser o de melhorar a vida das pessoas, e que é preciso quebrar paradigmas para deixar um legado de bons serviços à sociedade.

Ao fazer um balanço positivo dos primeiros meses de governo, Ratinho Junior destacou o tripé que orienta o planejamento da atual administração para alavancar o desenvolvimento socioeconômico do Paraná: gestão pública eficiente, investimentos em infraestrutura e olhar social.

“Trouxemos a equipe para apresentar aquilo que temos feito e também uma visão do caminho que temos que seguir. Tudo isso tem que acontecer integrado”, afirmou. “É o início de um novo ciclo virtuoso de produção e progresso”, pontuou o governador, ressaltando que o Estado deve estar ao lado do empreendedor para que o Paraná crie novas oportunidades de emprego e renda.

REESTRUTURAÇÃO – Guto Silva, Chefe da Casa Civil, reforçou a determinação do governador de criar um ambiente de crescimento de médio e longo prazo para o Estado. Ele citou a reestruturação da máquina a partir das reformas administrativas, as economias de gestão e a necessidade de melhorar o atendimento e a transparência em todos os órgãos.

“Nós recebemos o Estado com uma estrutura administrativa ultrapassada. Precisando de mais sinergia e diretrizes. Hoje, existe uma linha para o Paraná do futuro. Temos reformas em curso, medidas administrativas já executadas e planejamento para atrair mais empregos, melhorar a infraestrutura e conectar as políticas públicas. Essa é a nossa filosofia, ter lógica e políticas transversais”, comentou.

Para o vice-governador Darci Piana, a reunião com servidores que atuam em diversas áreas do Estado cumpriu com o propósito de ter um alinhamento de informações dentro do governo. Para ele, é importante todos estarem em sintonia com o que cada secretaria ou empresa pública está fazendo. “É uma prática comum no mundo corporativo e também deve estar presente no setor público”.

APRESENTAÇÕES – Ao longo do dia de trabalho aconteceram apresentações dos secretários da Casa Civil, Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, Educação e Esporte, Agricultura e Abastecimento, Infraestrutura e Logística, Comunicação Social e Cultura, Saúde, Segurança Pública, Planejamento e Projetos Estruturantes, Justiça, Família e Trabalho e da Administração e da Previdência.

Também fizeram apresentações a Controladoria Geral do Estado e dirigentes da Sanepar, Copel e Agência Paraná de Desenvolvimento (Invest Paraná). Duas palestras fecharam a programação. O professor Neri dos Santos, diretor do Instituto Stela, falou sobre a inovação e a tecnologia a favor do servidor e o historiador Leandro Karnal destacou o protagonismo do funcionalismo público.

Fonte: AEN

VOLTAR