Encerramento da Mostra Literária é marcado por doação de novas coleções

Encerramento da Mostra Literária é marcado por doação de novas coleções

Para marcar o encerramento da 7ª edição Mostra Literária, promovida pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), foi realizada a doação de 10 novas coleções de livros através do projeto Pró-Biblioteca, que o banco apoia por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Participaram do fechamento da programação da Mostra, transmitido ao vivo pelo canal do BRDE no YouTube, o diretor de Planejamento do BRDE, Otomar Vivian; a diretora de Operações do BRDE, Leany Lemos; a coordenadora do Trabalho Prisional do Departamento de Tratamento Penal da Susepe, Elisandra Lidiane Minozzo (representando a Secretaria Estadual de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo); a presidente da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (FASE), Sônia D’ Avila; a delegada e titular da 1ª Delegacia de Polícia Especializada no Atendimento à Mulher de Porto Alegre, Jeiselaure Rocha de Souza (representando a Chefia da Polícia Civil), e a diretora da Divisão de Assessoramento Especial da Academia de Polícia do RS, Anita de Oliveira Caruccio.

A importância do incentivo à leitura

Em sua fala, a diretora do BRDE Leany Lemos ressaltou a importância do projeto Pró-Biblioteca, das parcerias e da Mostra Literária promovida pelo banco. “Um impacto muito significativo na vida das pessoas”, enfatiza a diretora sobre a doação dos livros às instituições. De acordo com Paulo Lima, diretor da L&PM, esse ano, em especial e de iniciativa do BRDE, o projeto Pró-Biblioteca passou a beneficiar penitenciárias. Antes o projeto destinava as doações somente para escolas públicas. “Eu acho que é muito importante para essas pessoas, que estão fechadas nesse ambiente, poderem viajar através dos livros. Isso melhora muito a vida dessas pessoas”, explicou Paulo Lima.

Sônia D’Avila, presidente da FASE, reconheceu a importância da iniciativa. “Em nome da Fundação agradeço muitíssimo e em nome dos nossos socioeducandos que serão beneficiados por esse ato de hoje”, falou a presidente da FASE. A delegada Jeiselaure Rocha de Souza, também agradeceu a doação que será encaminhada para os centros que prestam atendimento às mulheres em situação de violência. “Trazer um olhar diferenciado para essas mulheres que precisam de tanto acolhimento”, explicou a delegada. “Alcançar o acesso à informação e cultura para essas pessoas é um grande diferencial”, destacou Elisandra Lidiane Minozz do Departamento de Tratamento Penal da SUSEPE, que na ocasião estava representando a Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo.

 

“O livro pode ser para essas pessoas, não a liberdade física, mas pode ser a sua liberdade no sentido de viajar e ver que existe uma possibilidade”, exemplifica o diretor Otomar Vivian. “Um livro não modifica o mundo, mas as pessoas que leem podem fazer as verdadeiras modificações”, enfatizou o diretor. “O BRDE também tem a sua missão cidadã”, completou.

A entrega simbólica dos livros foi realizada pelo diretor do banco, Otomar Vivian e pelo diretor e um dos fundadores da L&PM Editores, Paulo Lima. As coleções serão distribuídas para penitenciárias (Presídio Estadual de Júlio de Castilhos, Presídio Estadual de Santo Cristo, Presídio Estadual Feminino de Lajeado, Presídio Regional de Pelotas), para a Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (FASE) e para a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher. Na ocasião, a bibliotecária da Agência BRDE do RS, Adriana Reus, foi saudada por ser uma das grandes responsáveis pela realização das edições da Mostra Literária do BRDE.

O encerramento da Mostra Literária foi transmitido ao vivo pelo canal @brdeoficial e segue disponível pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=pfA6V3Dk5EM

 

VOLTAR