Empresa paranaense selecionada pelo BRDE Labs apresenta soluções para melhorias de produção por inovação aberta

Empresa paranaense selecionada pelo BRDE Labs apresenta soluções para melhorias de produção por inovação aberta

Programa criado pelo BRDE define tema de 2022: ESG – Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança)

A Ibema, que produz papelcartão, foi uma das empresas paranaenses selecionadas no projeto BRDE Labs para diagnosticar possíveis melhorias de produção e buscar soluções por meio de inovação aberta, com apoio de startups paranaenses. O processo integra um projeto de Transformação Digital da empresa, que tem fábricas de papelcartão em Turvo (PR) e Embu das Artes (SP), além de escritório e centro de distribuição na região de Curitiba (PR).

O BRDE Labs é um programa do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), criado para acelerar o desenvolvimento do ambiente de inovação na Região Sul. Seu objetivo é fomentar projetos em nível estadual, ligados às necessidades dos ecossistemas locais e alinhados ao Governo Estadual. “Nós temos a característica própria em desenvolver a conectividade da ideia e sua utilização, partindo dos contatos com os clientes e entender suas necessidades; a partir dessa fase, fazemos a aceleração e no final, com a certeza que o ecossistema além de valorizado terá novas empresas, essa com a valorização de sua produção de novas ideias e conceitos”, analisou o presidente do BRDE, Wilson Bley Lipski.

Em 2021, no Paraná, o BRDE Labs teve 177 startups inscritas em parceria com o hub de startups Hotmilk, da PUC-PR; 18 delas passaram pela fase de pré-aceleração e nove, pela de aceleração. Em 2022, o tema trabalhado será ESG – Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança, em português).

Case Ibema

“A inovação aberta envolve a redução de custos, sem a mentalidade do segredo industrial, e traz grande sinergia entre empresas consolidadas e iniciantes. Todos saem ganhando”, explica Débora Botini, gerente da Ibema, que intermediou a definição dos desafios a serem lançados dentro do escopo do programa.

Após sua adesão ao BRDE Labs, a Ibema seguiu três etapas: o lançamento dos desafios para inovação aberta de soluções, a transformação cultural interna, pela qual os colaboradores passaram por trilhas de conhecimento e, por fim, a definição das estratégias de inovação. “Queríamos que todos os envolvidos entendessem a fundo o desafio, para abordar a solução da melhor forma e engajar-se em sua implementação”, conta Danilo Torres, gerente de TI da Ibema.

Foi identificada a necessidade de criar uma central de serviços internos de TI em nuvem para a Ibema, e a startup AgiDesk foi selecionada para encontrar a solução. “Eles desenvolveram uma plataforma que recebe e centraliza as demandas da companhia, com relatórios estratégicos para tomada de decisão, além de indicadores-chave que nos permitem dar foco onde é necessário. No final do dia, temos um time mais organizado e produtivo e nosso cliente interno mais bem atendido.” A empresa foi contratada em dezembro para implementar a central.

Mais sobre o programa BRDE Labs no site https://www.brdelabs.com.br/

(Foto: Alexandre Carnieri / Divulgação Ibema)

VOLTAR