EMBRAPII é o mais novo parceiro do BRDE. Foco é inovação

EMBRAPII é o mais novo parceiro do BRDE. Foco é inovação

Financiamento à inovação é um dos grandes focos do BRDE. O Banco é atualmente o maior repassador do Brasil da linha Inovacred, que apoia empresas com projetos inovadores na área de produtos, processos, gestão e marketing, podendo financiar pesquisa, desenvolvimento e testes de conceito, simulações, adaptações de tecnologias, ensaios, certificações e outros.
Para ampliar sua atuação na área, o BRDE assinou convênio de cooperação com a Empresa Brasileira de Pesquisa de Inovação Industrial (EMBRAPII), com objetivo de facilitar o financiamento de projetos inovadores na Região Sul. O Banco ofertará crédito de longo prazo a empresas e empreendedores aptos a receber recursos subsidiados da EMBRAPII por meio das unidades e polos credenciados da empresa.
A EMBRAPII oferece recursos financeiros não-reembolsáveis para a implantação de projetos de PD&I em parceria com empresas. O apoio financeiro aos projetos se dá pela subvenção de até 1/3 das despesas dos projetos aprovados, enquanto o restante do valor será dividido entre a empresa parceira e a Unidade.
Atualmente, há 27 Unidades da EMBRAPII em operação no país. No Paraná, a Unidade parceira é o Instituto Lactec, que está entre os maiores centros de ciência e tecnologia do país, sendo referência em soluções inovadoras para o segundo setor – empresas, indústrias e concessionárias de energia. O Lactec tem cinco unidades em funcionamento em Curitiba (PR).
O prospector da Agência Paraná Sérgio Hekave avaliou como positivo o trabalho conjunto com a EMBRAPII. “A atuação da EMBRAPII é mais uma ferramenta para facilitar o acesso de empresas inovadoras a linhas de financiamento para viabilizar seus projetos. É uma forma também de reforçar a divulgação dos produtos do BRDE”, avaliou.
Fomento à inovação – A EMBRAPII, em parceria com a Federação das Indústrias do Paraná e (Fiep) e Confederação Nacional da Indústria (CNI) promoverá de 5 a 8 de junho o seminário “Mecanismos de Fomento à Inovação de Empresas” em Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel. O primeiro encontro será em Curitiba, no dia 5, com a presença do BRDE.
A gerente adjunta de Planejamento e Novos Negócios do Banco, Lisiane Astarita, participará do painel Fontes de Financiamento, juntamente com representantes do BNDES, Finep, Fundação Araucária, SEBRAE e SENAI. O evento acontecerá no Centro de Eventos Sistema Fiep, no Jardim Botânico, das 9h às 12h30. Informações pelo telefone: (41) 3271-7857.
Em Londrina, o encontro será no dia 6 de junho. Em Maringá, no dia 7 e em Cascavel, no dia 8. Informações sobre endereços e horários pelos telefones, respectivamente: (43) 3294-5157; (44) 3293-6736; (45) 3220-5442. Para mais informações sobre financiamento à inovação, entre em contato com a equipe de atendimento da Agência Paraná, pelo telefone (41) 3219-8150 ou pelo e-mail brdepr@brde.com.br.

VOLTAR