Em Brasília, BRDE e Agência Francesa de Desenvolvimento assinam acordo para o desenvolvimento sustentável

Em Brasília, BRDE e Agência Francesa de Desenvolvimento assinam acordo para o desenvolvimento sustentável

Nesta quinta-feira (28), representantes das principais instituições públicas brasileiras de financiamento e de desenvolvimento estiveram reunidos em Brasília em evento realizado pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) e Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). O objetivo foi a assinatura de acordos com instituições financeiras públicas brasileiras para incentivo à preservação ambiental e à construção sustentável do Brasil. O objetivo da parceria entre Brasil e França é alavancar investimentos privados e públicos para a proteção do meio ambiente.

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) foi representado pelo presidente João Paulo Kleinübing. “Em um cenário de convergência, essas instituições desempenham um papel crucial no fortalecimento de ações de financiamento anticíclico e na promoção da sustentabilidade. Nos países em desenvolvimento, são necessários investimentos significativos em infraestrutura, segurança alimentar, mitigação das mudanças climáticas, saúde e educação. Os bancos públicos podem mobilizar recursos para essas áreas, contribuindo para o desenvolvimento sustentável”, ressalta.

Assinatura de acordos

O BRDE e AFD assinaram um Memorando de Entendimento com objetivo de estabelecer um quadro de cooperação não exclusivo para facilitar as discussões entre as partes, para promover iniciativas que fomentem a cooperação entre elas, apoiar a via brasileira de baixo carbono, resiliente às alterações climáticas e socialmente justa. Esta colaboração visa a promoção dos princípios e diretrizes internacionais de desenvolvimento, também em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e as Agendas do Acordo Climático de Paris,

A parceria também busca o desenvolvimento de um quadro institucional, técnico e operacional de cooperação para implementar estudos conjuntos, desenvolver novas metodologias e diagnósticos relacionados com o clima. Além disso, quer compartilhar  ferramentas e melhores práticas em matéria de finanças e desenvolvimento sustentáveis, tendo em conta as vulnerabilidades sociais à adaptação e mitigação das alterações climáticas. Esta cooperação inclui a contratação de serviços de consultoria, a realização de reuniões técnicas regulares e a organização de uma reunião anual de alto nível, que se realizará nas datas e locais considerados mais convenientes para ambas as Partes.

Além disso, a cooperação permitirá a implementação de instrumentos financeiros inovadores para o fortalecimento e desenvolvimento das operações do BRDE, com foco na promoção de infraestruturas sustentáveis, inclusão social de populações vulneráveis, igualdade de género e empoderamento das mulheres, com o objetivo de enfrentar os desafios de desenvolvimento e reforçar a resiliência climática na região. Este componente incluirá trabalhos sobre a prevenção dos riscos climáticos e a gestão das catástrofes naturais, bem como o desenvolvimento de métodos de agricultura e produção sustentáveis, e ainda o empreendedorismo feminino e o reforço da resiliência às alterações climáticas.

“A parceria entre o BRDE e a AFD demonstra uma visão compartilhada de desenvolvimento sustentável, com a viabilização de investimentos relevantes em setores como energia, desenvolvimento urbano e saneamento. Essa colaboração é um exemplo concreto de como instituições financeiras podem ser agentes de mudança, promovendo a sustentabilidade e contribuindo para um futuro mais equitativo e resiliente”, menciona Kleinübing.

AFD – A Agência Francesa de Desenvolvimento é responsável pelo financiamento do setor público e de ONGS, além de pesquisa e capacitação e atua em mais de 150 países. O Grupo financia, acompanha e acelera as transições necessárias para um mundo mais justo, igualitário e resiliente. As equipes estão empenhadas em mais de 4.200 projetos locais, contribuindo para o engajamento da França e dos franceses em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Desde 2007, a AFD já tem 3,3 bilhões de euros em compromisso para o desenvolvimento sustentável do país.

ABDE – Representa 34 instituições financeiras brasileiras que compõem o Sistema Nacional de Fomento (SNF). A Associação forma uma comunidade comprometida com o desenvolvimento de políticas de investimento sustentáveis, resilientes e responsáveis, ​​voltadas a apoiar o modelo de desenvolvimento sustentável do Brasil e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os associados da ABDE representam 45% da oferta de crédito no Brasil, com um valor total estimado em R$ 2,4 trilhões.

foto: ABDE

VOLTAR