Educação segue como principal desafio ao futuro da inovação

Educação segue como principal desafio ao futuro da inovação

Ao participar de painel durante a programação do South Summit que abordou os caminhos para fortalecer a inovação, o vice-presidente e diretor de Operações do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Ranolfo Vieira Júnior, apontou a educação como principal desafio a ser superado. “É fundamental a formação dos jovens com essa visão de futuro, voltada à inovação e ao empreendedorismo. Educação e articulação entre as diferentes áreas são estratégicas para o desenvolvimento econômico e social”, enfatizou Ranolfo.

A mesma opinião foi compartilhada pelos demais convidados do painel realizado já no início da noite desta quinta-feira (21/3), no RS Innovation Stage. O vice-presidente do BRDE mencionou os índices de analfabetismo funcional como um fator a ser revisto para avançar no fortalecimento do ecossistema de inovação. “Há vários outros fatores, desde o cenário macroeconômico, fatores sociais e vontade política, mas a questão educacional está na base”, acrescentou.

O professor e gestor executivo do Tecnosinos/Unisinos, Silvio Bittencourt, discorreu sobre outros fatores para fomentar a inovação, desde maiores oportunidades de acesso ao ensino superior e a formação de professores. “Há um grande funil que precisa ser superado e uma das grandes dificuldades está fazer com que a pesquisa, diante da escassez de recursos, priorize o que tem valor de mercado. É preciso trabalhar o conceito de inovação aberta com a ciência aberta”, argumentou. Ele ressaltou ainda a necessidade de uma presença de mulheres no universo da inovação.

Na avaliação do diretor da Numerik, Eduardo Lorea, o Estado tem um papel fundamental em promover o que ele define como “pesquisa de base” para estimular o fortalecimento do ecossistema de inovação. “Um bom empreendimento privado para ter acesso ao capital e ao mercado, depende do Estado como ator, do apoio que ele dá á ciência”, comentou. Lorea observou que as startups, por surgirem pequenas têm maiores riscos, porém eventuais erros trazem consequências menores do que grandes organizações testarem projetos que podem dar errado. “As startups são motores da inovação”, resumiu.

Histórico
Na sua participação, o vice-presidente do BRDE fez questão também de relembrar da mobilização do governador Eduardo Leite, logo nos primeiros meses do primeiro mandato, em trazer para o Estado um evento de inovação da dimensão mundial do South Summit.  Ranolfo destacou que a realização da primeira edição do encontro em 2021, período em que era o governador, foi resultado de um enorme trabalho de articulação. “Hoje é possível dizer que o Porto Alegre, o Rio Grande do Sul e o país eram um antes do South Summit, e são outros depois da vinda do South Summit”, enalteceu.

Ao término do painel coordenado pelo secretário-adjunto de Inovação, Ciência e Tecnologia, Raphael Ayub, foram apresentados os principais mecanismos de financiamento do BRDE para o setor. Como líder nacional no volume de operações com repasses da Finep, o BRDE tem como ponto estratégico disponibilizar produtos e serviços que contribuam para promover o ecossistema de inovação da Região Sul.

Fotos: Carolina Greiwe/BRDE

VOLTAR