Conheça as startups finalistas do Programa BRDE LABS RS 2020

Conheça as startups finalistas do Programa BRDE LABS RS 2020

O evento virtual BRDE Labs DemoDay assinalou o encerramento‌ ‌da etapa‌ ‌‌de ‌aceleração‌ ‌das‌ 12‌ ‌startups‌ ‌que‌ ‌participaram‌ ‌do programa‌ no Rio Grande do Sul em 2020. ‌As‌ sete‌ ‌finalistas‌ ‌pré-selecionadas pelo Comitê Técnico se apresentaram e responderam perguntas da ‌Banca‌, que indicou as ‌três‌ ‌premiadas: Palma IoT, em primeiro lugar; DigiFarmz, em segundo; e Elysios, em terceiro. ‌‌O DemoDay foi transmitido ao vivo pelo YouTube, no canal @brdeoficial.

Criado pelo BRDE em 2019, o BRDE Labs foi coordenado no Estado pela aceleradora VENTIUR, com o apoio dos parques tecnológicos das três universidades que integram a Aliança para Inovação – UFRGS, PUCRS e UNISINOS, e teve 188 startups gaúchas inscritas nesta edição.

Antes das apresentações das startups pronunciaram-se o diretor-presidente‌ ‌do‌ ‌BRDE,‌ ‌‌Luiz‌ ‌Corrêa‌ ‌Noronha, o ‌secretário‌ ‌estadual‌ ‌de‌ ‌Inovação,‌ ‌Ciência‌ ‌e‌ ‌Tecnologia,‌ ‌Luís‌ ‌Lamb, e o governador‌ ‌do‌ Rio‌ ‌Grande‌ ‌do‌ ‌Sul,‌ ‌‌Eduardo‌ ‌Leite‌.

Fizeram parte da banca avaliadora: ‌o ‌superintendente‌ ‌de‌ ‌Inovação‌ ‌e‌ ‌Desenvolvimento‌ ‌da‌ ‌PUCRS,‌ ‌‌Jorge‌ ‌Audy‌; a ‌diretora‌ ‌de‌ ‌Inovação‌ ‌da‌ ‌Unisinos‌ ‌e‌ ‌CEO do‌ ‌Tecnosinos,‌ ‌Susana‌ ‌Kakuta; a‌ ‌diretora‌ ‌do‌ ‌parque‌ ‌Zenit,‌ ‌da‌ ‌Universidade‌ ‌Federal‌ ‌do‌ ‌Rio‌ ‌Grande‌ ‌do‌ ‌Sul,‌ ‌‌Roberta‌ ‌Bussamara; o sócio‌ ‌e‌ ‌presidente‌ ‌do‌ ‌Conselho‌ ‌de‌ ‌Administração‌ ‌da‌ ‌VENTIUR,‌ ‌‌Carlos‌ ‌Klein; ‌o‌ ‌sócio‌‌ ‌‌da‌ ‌Domo‌ ‌Invest‌, Franco‌ ‌Pontillo;‌ o executivo d‌a‌ ‌KPTL Leandro‌ ‌Pereira; e o ‌‌superintendente‌ ‌da‌ ‌agência‌ ‌do‌ ‌BRDE ‌no‌ ‌Rio‌ ‌Grande‌ ‌do‌ ‌Sul, Maurício‌ ‌Mocelin.‌ ‌

A avaliação‌ ‌levou‌ ‌em‌ ‌conta,‌ ‌principalmente,‌ ‌a‌ ‌dedicação‌ ‌dos‌ ‌empreendedores‌ ‌e‌ ‌a‌ ‌evolução‌ ‌de suas‌ ‌startups‌ ‌durante‌ ‌o‌ ‌programa de aceleração,‌ ‌que ofereceu mentorias, reuniões de acompanhamento, palestras e rodadas de negócio. Foram considerados os ‌seguintes‌ ‌critérios:‌1) perfil‌ ‌empreendedor‌ ‌e‌ ‌capacidade‌ ‌de‌ ‌entrega;‌ ‌2) evolução‌ ‌durante‌ ‌o‌ ‌programa e 3) inovação‌ ‌e‌ ‌potencial‌ ‌de‌ ‌impacto‌ ‌econômico,‌ ‌tecnológico‌ ‌e‌ ‌social. ‌As‌ ‌três‌ ‌primeiras‌ ‌‌colocadas‌ ‌receberam‌ ‌do‌ ‌BRDE‌ ‌prêmios‌ ‌em‌ ‌dinheiro e‌ ‌serão‌ ‌apoiadas‌ ‌pela‌ ‌VENTIUR‌ ‌na‌ ‌busca‌ ‌de‌ ‌novas‌ ‌rodadas‌ ‌de‌ ‌investimento.‌ ‌

 

STARTUPS VENCEDORAS

 

Palma IoT (https://www.palmasistemas.com.br)

 

A Palma utiliza tecnologia para salvar vidas. A startup desenvolveu um dispositivo para gestão hospitalar que controla o nível de higienização em ambientes de risco, evitando contaminação, agravamento de quadros dos pacientes, óbitos e prejuízos financeiros aos sistemas de saúde.

O sistema funciona a partir de um hardware que faz a leitura do crachá do funcionário (médico ou enfermeiro) ao entrar ou sair de em determinado ambiente, liberando uma quantia de álcool gel para que ele faça sua higienização. Essa informação é recolhida, processada e monitorada para verificar quais blocos e funcionários estão realmente protegidos.

 

DigiFarmz (http://www.digifarmz.com)

 

Desenvolve uma plataforma de recomendações agronômicas inteligentes em fitossanidade. A ferramenta combina dados de pesquisas, informações climatológicas, genética de cultivares, datas de semeadura, local e outros parâmetros, para apresentar recomendações inteligentes.

Os beneficiários são produtores, agrônomos e consultores que fazem o manejo fitossanitário das doenças da soja e que passam a contar com novos parâmetros para uma melhor tomada de decisão.

 

Elysios (https://elysios.com.br)

 

Sua plataforma “Caderno de Campo Digital” é um sistema que reúne todos os dados da propriedade rural e entrega uma ferramenta para gestão e análise. Pode ser usada pelo agricultor para gerir sua propriedade e cultivo, tanto aberto quanto protegido, ou para uma cooperativa integrar seus produtores e auxiliá-los de uma forma mais digital e otimizada.

 

APOIO À INOVAÇÃO

 

“O BRDE atua em três pilares de inovação: no crédito, operando linhas e sendo o banco que mais tem investido em inovação e tecnologia; participando como cotista de fundos de investimento, um tipo de iniciativa extremamente adequada ao ecossistema de inovação, e com o apoio a programas como o BRDE Labs”, informou o presidente do BRDE, Luiz Corrêa Noronha. “Estamos muito satisfeitos com o resultado desse trabalho, que apresentou diversas soluções. Temos startups que desenvolveram ferramentas para o agronegócio, para as pequenas, micro e médias empresas, além de soluções para a saúde”.

O secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís Lamb, destacou a importância do BRDE Labs, que mostra a união de esforços em prol do Estado. “Essa parceria tem contribuído para instituir uma cultura de inovação, mostrando um pouco do que queremos construir para o Estado: uma economia inovadora que agregue valor à nossa matriz econômica produtiva”, disse.

Em mensagem gravada em vídeo especialmente para o evento, o governador Eduardo Leite afirmou: “O BRDE LABS não apenas vem ao encontro do que desejamos para o Estado em termos de inovação e tecnologia, mas tem um objetivo especialmente fundamental em meio à pandemia: buscar soluções inovadoras, que estimulem a economia. O governo gaúcho é parceiro em propostas como essa. O Estado está entre os cinco primeiros no ranking dos mais inovadores em competitividade global e setores tecnológicos, e isso é fruto das pessoas envolvidas nessa área”.

 

AVALIAÇÃO DOS PARCEIROS

 

Segundo a diretora de Inovação da Unisinos e CEO do Tecnosinos, Susana Kakuta, o BRDE Labs é resultado de um sonho iniciado a partir lançamento do edital. “Não tínhamos dúvidas de que esse seria um projeto que poderíamos realizar de forma colaborativa através da Aliança para Inovação. Acreditamos nos ecossistemas de inovação. Trabalhamos no nosso dia a dia fomentando o crescimento de startups, a fim de possibilitar a inserção do Brasil na geoeconomia. E isso passa pelo surgimento de startups fortes e escaláveis, como as que vimos aqui”.

Para o superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, Jorge Audy, este é um projeto que conta com a participação de cada um dos ecossistemas de inovação que integram a Aliança para Inovação. “É muito importante para nós em termos de ação ecossistêmica ter esse protagonismo. Essa edição do projeto do BRDE no Rio Grande do Sul foi um sucesso. “Fiquei impressionado com o ótimo nível dos projetos apresentados pelas empresas, que tinham um grau de maturidade desenvolvido e alto um potencial de crescimento”, avaliou.

A diretora do Parque Zenit da UFRGS, Roberta Bussamara, ressaltou a importância da iniciativa, especialmente neste período de excepcionalidade que vivemos. “O BRDE Labs é um programa que terá impactos positivos no desenvolvimento do Estado e na retomada da economia no pós-pandemia. Acreditamos que o empreendedorismo é um importante motor da inovação e fator chave na busca de respostas rápidas aos desafios da nossa sociedade”.

Para o presidente do Conselho da Ventiur, Carlos Klein, a pandemia colocou os organizadores do programa diante de um grande desafio: executá-lo 100% de forma digital. “Nos permitiu crescer, através de um modelo de aceleração que funcionou. Tivemos startups com boa densidade tecnológica, que são fruto da academia. Conseguimos demonstrar no programa a capacidade que temos de gerar impacto na sociedade”.

VOLTAR