Comunidade do Urban Sketchers reúne desenhistas que fizeram sua releitura do Palacete dos Leões

Comunidade do Urban Sketchers reúne desenhistas que fizeram sua releitura do Palacete dos Leões

O Espaço Cultura BRDE promoveu a atividade como início das celebrações de 120 anos

A comunidade artística Urban Sketchers Curitiba realizou um encontro no Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões em um evento que inicia as celebrações dos sete anos de atividades do grupo e dos 120 anos do Palacete Leão Jr, no último sábado (04). Todas as vagas disponíveis para a atividades foram rapidamente preenchidas, totalizando 35 desenhistas inscritos.

“Foi muito gratificante recebê-los no Palacete Leão Jr, especialmente no momento que a edificação completa 120 anos, uma atividade que reforça nosso propósito de manter o patrimônio cultual como um legado ativo.”, comenta Rafaela Tasca, coordenadora do Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões.

O Urban Sketchers é uma comunidade de desenhistas que reúne pessoas de todo o mundo interessadas em produzir e compartilhar seus desenhos de observação feitos in loco. O termo define o desenhista que está sempre registrando seu cotidiano – a cidade, as paisagens, as pessoas – com desenhos e pinturas rápidas.

“Nesse sábado tivemos um encontro diferente no Palacete Leão Jr., pois além de desenhar uma extraordinária construção de Curitiba, tivemos uma aula de arquitetura eclética, história da cultura da erva-mate e também do Paraná. A mediação da equipe do Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões foi o aperitivo para nossos traços no papel ficarem ainda mais repletos de significados”, Raro de Oliveira, ilustrador integrante dos Urban Sketchers Curitiba.

O grupo de Curitiba inclui pintores, arquitetos, jornalistas, publicitários, ilustradores, designers, professores, estudantes, e apaixonados pelo desenho das mais diversas profissões e idades. Desde junho de 2015, o Urban Sketchers Curitiba promove atividades aos sábados, com participação livre. O grupo já realizou mais de 272 eventos, em locais como a Biblioteca Pública do Paraná, Memorial Paranista, casarios do Largo da Ordem, Museu Oscar Niemeyer, Solar do Barão, Teatro Guaíra, Passeio Público, Catedral de Curitiba, entre outros.

Para o segundo semestre está prevista uma exposição dos trabalhos realizados pelo grupo. O encontro teve o apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR).

VOLTAR