Comitiva de empresários chineses visita Paraná para prospectar novas parcerias

Comitiva de empresários chineses visita Paraná para prospectar novas parcerias

Comitiva de empresários chineses visita Paraná para prospectar novas parcerias Foto: Igor Jacinto/Vice Governadoria

Matéria AEN – PR

Uma comitiva composta por dez empresas e organizações chinesas está no Paraná para prospectar oportunidades de investimentos no Estado. O grupo dialogou com representantes da Invest Paraná, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Fomento Paraná, Nova Ferroeste e de secretarias de Estado para conhecer as possibilidades de negócios no Paraná.

“Este tipo de reunião promove oportunidades de intercâmbio entre o Paraná e a China. Podemos entender as demandas deles, oferecer novas demandas daqui do Paraná para eles e ver como esse intercâmbio se formaliza futuramente”, afirmou o diretor financeiro do BRDE, Wilson Bley Lipski. Ele ressaltou que o banco trabalha com diversos fundings internacionais em busca de crédito personalizado para clientes nos estados do Sul.

A agenda também contou com um encontro entre o vice-governador Darci Piana e o cônsul chinês em que as potencialidades e vocações locais foram apresentadas ao diplomata. Piana também detalhou os empreendimentos de infraestrutura em andamento ou previstos para o Estado, como o pacote de concessões rodoviárias, com projeção de atrair R$ 50 bilhões em novos investimentos em 3,3 mil quilômetros de estradas, e o projeto da Nova Ferroeste, que conectará o Porto de Paranaguá ao Mato Grosso do Sul.

“A China é a maior parceira comercial do Paraná, com mais de US$ 7 bilhões comprados do Estado em 2023, principalmente em relação à soja. E também temos parcerias comerciais em outras áreas, como comércio e indústria. O Paraná é um estado aberto a novos investimentos e queremos continuar expandindo essa conexão”, afirmou Piana.

“O Paraná tem mostrado grandes oportunidades para parcerias e é por isso que viemos até aqui com este grupo com dez companhias chinesas”, complementou Yu Peng.

Segundo o diretor de Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco, o Paraná tem apostado em missões e negócios internacionais como caminho para expandir a economia. “Temos de um lado grandes oportunidades de parcerias em setores estratégicos, visando melhorar o atendimento em áreas como educação e infraestrutura, mas também temos espaço para atrair empresas chinesas a implementarem plantas industriais no Paraná. Esse encontro é uma oportunidade de ampliar essas conversas”, complementou.

PRESENÇAS – Também participaram da reunião o conselheiro de Assuntos Comerciais do Consulado Chinês, Bai Chunhui; o vice-chefe da Seção de Assuntos Bilaterais, Zhuang Su; os vice-cônsules Tao Yujie e Zhang Shuang; o diretor-presidente da Celepar, Andre Gustavo Garbosa; o diretor-geral da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços, Christiano Puppi; o diretor de Operações do Setor Privado da Fomento Paraná, Renato Maçaneiro; o coordenador do Grupo de Trabalho da Nova Ferroeste, Luiz Fagundes; e o superintendente de Negócios, Serviços e Inovação da Copel, Carlos Diego Pedroso.

VOLTAR