BRDE participa de Fórum para desenvolvimento da indústria e reforça importância da LCD

BRDE participa de Fórum para desenvolvimento da indústria e reforça importância da LCD

Encontro no Rio de Janeiro reuniu representantes de instituições financeiras de desenvolvimento do país

A Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) realizaram nesta quinta-feira (25) o segundo encontro do Fórum Debate para o Desenvolvimento, com o tema: “Financiamento à neoindustrialização – mobilizando o crédito para a inovação”. O presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), João Paulo Kleinübing, participou do evento que reuniu autoridades e representantes de instituições financeiras de desenvolvimento do país. Entre elas, o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, do presidente da ABDE e da Finep, Celso Pansera, e da presidente da FPSNF, deputada federal Luisa Canziani (PSD-PR) na mesa de abertura.

O encontro teve dois painéis que abordaram os desafios da nova política industrial no Brasil e as novas fontes de financiamento para os bancos de desenvolvimento. Entre os participantes, foi consenso a necessidade de avançar no Congresso Nacional, a aprovação do projeto de lei que cria a Letra de Crédito de Desenvolvimento (LCD). O projeto de lei tramita em regime de urgência na Câmara e prevê um novo título de renda fixa, isento de tributos, com foco em captar recursos privados com o objetivo de diversificar as fontes de financiamentos das instituições financeiras de desenvolvimento.

Além do BNDES, poderão emitir as Letras de Crédito de Desenvolvimento, o BRDE e outros bancos de fomento. O presidente do BRDE, reforçou a importância do tema ao afirmar que a LCD é uma oportunidade de ampliar o financiamento da descarbonização da cadeia produtiva, um dos focos do banco.

“A LCD vai ser fundamental para, junto com outras ações de incentivo que desenvolvemos, poder alavancar esses setores da nossa área de atuação”.

No evento, o BNDES também lançou uma plataforma de transparência para acompanhamento do Plano Mais Produção com volume de desembolsos e a quantidade de projetos aprovados pelo banco, responsável pela gestão de R$ 250 bilhões do programa Nova Indústria Brasil.

Durante a ocasião, os presidentes do BNDES e da Finep assinaram um ainda um acordo de cooperação técnica que tem como objetivo a troca de conhecimentos e a promoção de ações conjuntas de apoio à inovação no país. Também foi realizado o lançamento da 10ª edição do Prêmio ABDE-BID – premiação que tem como finalidade estimular a reflexão acerca dos desafios do desenvolvimento, por meio do incentivo à pesquisa e à elaboração de artigos científicos – e anunciar o Prêmio ABDE de Jornalismo que em breve será divulgado pela Associação.

O evento foi transmitido no canal da ABDE no YouTube: https://www.youtube.com/@ABDEoficial

foto: Giovana Alves/Divulgação ABDE

VOLTAR