Com a participação do BRDE, o governo do Paraná entregou nesta quarta-feira (4) a maior obra de saneamento da história do Litoral do Estado, com mais de 27 mil ligações de esgoto nos municípios de Matinhos e Pontal do Paraná. O diretor-presidente do banco, Orlando Pessuti, acompanhou a entrega das obras.
O programa de expansão do saneamento é resultado de um investimento de R$ 252 milhões, dos quais R$ 58,4 milhões repassados pelo BRDE, com recursos do FGTS, por meio do da linha Saneamento para Todos. A obra representa o primeiro contrato de financiamento do Banco para o setor privado com recursos do FGTS.
“É uma obra que soma esforços do governo federal e do Governo do Paraná para garantir coleta e tratamento de esgoto, tratamento e distribuição de água de qualidade”, afirmou o diretor-presidente Orlando Pessuti.
O conjunto de obras eleva o índice de atendimento com coleta e tratamento de esgoto na região para 80%, o maior indicador de áreas litorâneas entre os municípios atendidos por companhias estaduais de saneamento. Antes das obras o índice era de 52%.
São 27.169 novas ligações no sistema de esgoto em Matinhos e Pontal do Paraná, municípios que abrigam a maior parte das praias paranaenses e as mais frequentadas. Foram implantados 515 quilômetros de rede coletora de esgoto e 29 estações elevatórias e substituídas redes antigas.
As obras tiveram início em 2016 e foram entregues um ano e meio antes do prazo inicialmente previsto. Em Matinhos, foram implantados 250 quilômetros de rede coletora e 14 estações elevatórias, beneficiando 13.474 famílias. O índice de atendimento com rede coletora passou de 51% para 83% da população.
No município de Pontal do Paraná, são 265,5 quilômetros de rede coletora e 15 estações elevatórias, beneficiando 13.695 famílias. O Índice de Atendimento com Rede Coletora passou de 25% para 73% da população.
Socioambiental – Além das obras, o programa de expansão do saneamento no Litoral do Paraná envolve também um trabalho de educação socioambiental. Em Matinhos, 14.567 famílias foram visitadas para sensibilização, orientação técnica e vistorias. Aconteceram reuniões comunitárias e foram ofertados cursos de formação para encanadores.
Em Pontal do Paraná, o trabalho de sensibilização, orientação e vistoria já alcançou 11.555 famílias. Houve 12 reuniões comunitárias e 30 profissionais formados pelo curso de encanadores. Em ambos os municípios o trabalho prossegue em 2019.