Com foco na captação de novos recursos, diretores do BRDE têm encontros com bancos internacionais

Com foco na captação de novos recursos, diretores do BRDE têm encontros com bancos internacionais

No esforço para realizar novas cooperações financeiras e fortalecer a captação de recursos externos, diretores do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) concluíram, nesta quarta-feira (16/3), uma rodada de encontros de dois dias com importantes instituições financeiras internacionais. O objetivo é alavancar a oferta de crédito que o BRDE disponibiliza aos empreendedores da região Sul do país, com prioridade para linhas voltadas às pequenas empresas e microcrédito e projetos com benefício climático.

Com a participação dos diretores Otomar Vivian (Planejamento) e Leany Lemos (Operações), a rodada de reuniões em Brasília contou com apoio da equipe técnica do banco. O primeiro encontro bilateral, ainda na terça-feira (15/3), foi com o vice-presidente do Banco Europeu de Investimentos (BEI), Ricardo Mourinho Félix. O embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybáñez, esteve presente na reunião.

A cooperação financeira em andamento com o BEI prevê um aporte total de 80 milhões de euros para apoio a projetos com foco em energia renovável, eficiência energética e mobilidade urbana nos três estados do Sul. Deste volume, as operações liberadas já se aproximam dos 15 milhões de euros e a reunião tratou dos prazos de execução do contrato e a possibilidade de cofinanciamento por parte de outras instituições.

Reunião com BEI abriu rodada de encontros com bancos internacionais

Agenda climática
Já na audiência com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a pauta tratou do andamento de operações relacionados aos programas que o BRDE  desenvolve em favor da retomada da economia. No caso específico, foram tratados detalhes dos programas de Promoção ao Desenvolvimento Local da Região Sul (ProSul) e o Emergencial de Mitigação dos Efeitos Econômicos do Coronavírus (Prosul Emergencial).  É o A reunião contou a participação do representante do BID no Brasil, Morgan Doyle.

O encontro com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) tratou da ampliação da linha de crédito já em operação no valor de US$ 70 milhões para financiar empreendimentos na região Sul. Deste volume, US$ 62,9 milhões já foram liberados, contemplando projetos voltados ao aumento da produtividade das empresas da região Sul, inovação, eficiência energética/energias renováveis e agronegócio. Estiveram presentes o diretor do Escritório no Brasil do CAF, Jayme Holguín e o diretor-executivo de Operações com o Setor Público, Marcelo dos Santos.

Já com um histórico de atuação em parceria, BRDE e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) avançaram mais etapa para a realização de uma nova operação, prevista em 120 milhões de euros. Na reunião técnica realizada na manhã desta quarta-feira, com a participação da diretora regional da AFD no Cone Sul, Laetitia Duffay, as duas instituições discutiram pontos do contrato que prevê financiamento para setores que o BRE já opera. Neste caso, o BRDE atuaria preferencialmente em parceria com cooperativas de crédito.

BRDE e AFD já atuam em parceria através de dois contratos de empréstimos, em apoio a projetos voltados especialmente à geração de energia com fontes renováveis e melhorias de eficiência na iluminação pública das cidades. Os contratos são destinados a financiar propostas alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pelas Nações Unidas.

VOLTAR